FCF prepara reunião com Secretaria de Saúde para avaliar retorno do Campeonato Cearense

Entidade tem permissão da CBF para retornar os jogos, mas depende da autorização das autoridades locais

Uma reunião está prevista nos próximos dias entre a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e a Federação Cearense de Futebol (FCF). O objetivo do encontro é para haja uma discussão sobre o panorama da crise sanitária no Estado e a posição do Governo sobre qualquer possível flexibilização do regime de isolamento social entre as duas partes.

No momento, um decreto prorrogado até o dia 5 de maio prevê que apenas estabelecimentos essenciais devem funcionar, a exemplo de farmácias e supermercados. Nenhum evento que gere aglomerações, como é o do futebol, está autorizado a ser realizado.

"Há o projeto de reinício da competição, mas depende da autorização do Governo. Nada será feito sem autorização do Camilo Santana e do Dr. Cabeto, o secretário de Saúde", aponta Mauro Carmélio, presidente da FCF.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) tem o aval da CBF para retomar os jogos do Estadual em maio, com portões fechados. A data é uma referência ao fim das férias dos elencos de Ceará e Fortaleza, previstas para encerrar na próxima sexta-feira (1º).

A decisão teve consenso da Comissão Nacional de Clubes (CNC), que foi unânime ao solicitar o retorno das atividades nos centros de treinamento em cenário nacional. Para recondicionar os atletas, as partidas devem ocorrer duas semanas após o fim das férias.

No âmbito esportivo, um protocolo médico é necessário, com a CBF finalizando documento e aguardando ajustes para divulgação. A diretoria do Ceará até se antecipou e lançou um conjunto próprio de ações de segurança para os funcionários - dossiê que depois se adequará ao plano da entidade.

No Brasil, vale ressaltar, Estados e municípios têm autonomia para deliberar sobre as práticas do isolamento social. Mesmo que o Governo Federal se manifeste favorável ao reinício dos jogos através do Ministério da Saúde, a decisão cabe ao chefe estadual, ou seja, ao governador Camilo Santana no caso do Ceará.

Diante disso, as diretorias de Ceará e Fortaleza pregam total cautela. Mesmo com planos de retomada aos treinos, há compreensão de que do cenário se saúde é prioritário e tudo depende da permissão do Governo. No fim, resta apenas esperar.