A síndrome de Burnout

Você se sente muito cansado, desanimado, com alterações de sono e de humor? Talvez você esteja com a Síndrome de Burnout, mas você sabe o que é, quais as causas, sintomas e tratamento? A pandemia levou a maioria da população ao home office, ou seja, trabalho de casa. Já ouvi pessoas comentarem que não estão trabalhando em casa, mas sim, morando no trabalho. Com essa alteração na rotina das pessoas, o trabalho esteve ainda mais presente no dia a dia, porém esse excesso de trabalho pode ser prejudicial à saúde.

Relacionada ao trabalho, a Síndrome de Burnout, é conhecida como crise de esgotamento profissional, reúne uma série de sintomas físicos e psicológicos. Por serem tão recorrentes, a pessoa pode não reconhecê-los no primeiro momento e se acostumar com a sensação de cansaço constante e nos hábitos de sono, aumento na pressão arterial e dores musculares, também são sintomas, são 12 sinais e levam ao esgotamento, ao colapso físico e mental.

A síndrome foi classificada como um fenômeno ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 e acomete com mais frequência alguns grupos profissionais: médicos, enfermeiros, professores, policiais e jornalistas, que atuam sob pressão e com grandes responsabilidades.

Uma vez identificados os sintomas, a melhor orientação é buscar especialistas como: psicólogos, psicoterapeutas ou médicos.

Mudanças nos hábitos de vida, como na alimentação e a prática de atividades físicas são fundamentais para auxiliar a amenizar os sintomas da síndrome. A prática regular de atividade física ajuda no tratamento do Burnout, o exercício físico é um excelente coadjuvante na minimização dos sintomas, pois diminui a ansiedade e a depressão.

Vamos nos movimentar fazendo bem ao corpo e também a mente? Escolha uma atividade física e comece hoje mesmo!

Thaisa Rodbard Mileo
Professora