Setor de serviços lidera o número de aberturas de empreendimentos no Ceará

Pelo segundo trimestre consecutivo, o setor avançou no mercado das micro e pequenas empresas. Um total de 8.339 aberturas, no segmento, foram realizadas no Estado

Legenda: Setor de serviços, que inclui salões de beleza e outras atividades, repetiu o alto desempenho de aberturas de novos empreendimentos do primeiro semestre
Foto: Fabiane de Paula

A Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, anunciou que o setor de serviços segue na liderança no número de aberturas de micro e pequenas empresas. São 8.330 novos empreendimentos abertos no período referente a abril, maio e junho de 2020. 

O desempenho repetiu a tendência do primeiro semestre. Em seguida, aparecem os setores do comércio, com 5.615 constituições, e o da indústria, com 1.512. O levantamento da JUCEC apontou ainda que, no total, 15.466 empresas foram registradas nos três meses. 

Dentre esses novos empreendimentos, se destacam os Microempreendedores Individuais (MEIs), somando 12.864 aberturas. De maio para junho, o crescimento dos MEIs foi de 59,1%.

Entre abril e maio, a Junta havia registrado queda de 13% na abertura de novos CNPJs dos MEIs. Foram criados ainda 1.952 negócios de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs). Em todos os indicadores (de cada tipo jurídico e das MPEs), o mês de junho registrou crescimento em relação aos dois meses anteriores.

O levantamento registrou também a abertura de uma cooperativa no mês de junho. Em abril e maio, não houve registro desse movimento. 


Assuntos Relacionados