Sebrae-CE realiza live sobre compras públicas voltadas para os pequenos negócios

Evento online acontecerá amanhã (dia 29), às 16 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Escrito por Sebrae-CE ,
Apoio Sebrae
Foto: Divulgação

Uma das estratégias de promoção do desenvolvimento local colocada em prática por União, Estados e Municípios é comprar dos pequenos empreendimentos. É pensando nesse público que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) realizará uma live no Portal Sebrae no Ceará no YouTube (youtube.com/portalsebraenoceara), amanhã (dia 29), às 16 horas. Com o tema "Venda para o Governo - Oportunidades para os pequenos negócios", a iniciativa busca orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades para fornecer produtos e serviços à administração pública.

Os debatedores convidados da live são Edilberto Pontes, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; Giovanni Pacelli, Superintendente Regional da Controladoria Geral da União no Ceará; e o advogado Andrei Aguiar, mestrando em Direito e consultor jurídico do Sebrae.

cartaz live sebrae
Foto: Divulgação

Mercado intenso

De acordo com o Portal de Compras da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, em torno de 80% das compras realizadas pelo governo estadual cearense nos últimos anos são de micro e pequenas empresas. Segundo Antonio Elgma Araújo, assessor de Políticas Públicas do Sebrae-CE, os números mostram que há um grande mercado para o pequeno empreendedor, além de existir uma legislação diferenciada que assegura que ele participe em condições diferenciadas destas licitações. “O que os pequenos empreendedores precisam fazer é se inteirar de como participar do processo de compras públicas”, aponta o assessor.

Com a edição da Lei Complementar Federal Nº 123/2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi assegurado aos pequenos empreendimentos condições diferenciadas para participação em processos licitatórios. Dessa forma, Estados e municípios, enquanto grandes consumidores de bens e serviços, estão em condições ideais para implantarem sistema de indução, de geração, de ocupação e de distribuição de renda em seus respectivos territórios, explica Antonio Elgma Araújo.

Capacitação

O assessor do Sebrae-CE ressalta a importância de se aproveitar essa legislação que assegura benefícios aos pequenos empreendimentos. "A lei está posta, os governos estão sensibilizados. É importante, então, que os empresários que ainda não conhecem os procedimentos de compras para participar de uma licitação entendam os trâmites de vendas para o governo. Eles precisam estar atentos aos processos, saber quais são os procedimentos necessários para participar, por exemplo, de um pregão eletrônico”, indica o profissional.

Antonio Elgma Araújo frisa que existem treinamentos, cursos EAD (modalidade de educação à distância) e outras capacitações para o empresário começar a entender todos os trâmites. Assim, os empreendedores poderão se cadastrar para poderem participar dos processos de compra encabeçados por União, Estados e municípios, os quais formam um intenso mercado para os pequenos negócios.

O assessor de Políticas Públicas do Sebrae-CE observa que atualmente existe uma retração da economia como um todo. “Então, as compras governamentais têm um papel fundamental, é um esforço que os três entes (União, Estados e municípios) podem fazer para apoiar as micro e pequenas empresas. Com seu poder de compra, eles podem ajudar nesse momento ao comprar dos pequenos negócios”, detalha.

Dessa maneira, o objetivo do evento online de amanhã é fazer que cada vez mais os pequenos empreendimentos entendam que vender para os governos é um bom negócio, “que eles possam enxergar os três entes como compradores potenciais de produtos e serviços”, reforça Antonio Elgma Araújo.

Serviço
Live "Venda para o Governo – Oportunidades para os pequenos negócios"
Data: 29 de julho de 2020
Horário: 16 horas
Transmissão: ao vivo pelo canal do Sebrae-CE no YouTube (www.youtube.com/portalsebraenoceara)

rodapé sebrae

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados