Obras da Linha Leste devem ser retomadas imediatamente

Ordem de Serviço será assinada hoje. Outra licitação deve ser preparada para a compra dos trens que vão operar nesse trecho

Escrito por Hugo Renan do Nascimento , hugo.renan@diariodonordeste.com.br

Paradas desde o fim de 2014, as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza finalmente vão ser retomadas. Hoje (7), o governador Camilo Santana assina a ordem de serviço para as intervenções da fase 1 que devem durar quatro anos.

"Preciso destacar que este projeto atual é diferente do anterior porque o outro ia até o Fórum e envolvia uma Parceria Público-Privada (PPP) para complementar o financiamento. Nesse escopo atual, até o Papicu, a parte do financiamento garante a funcionalidade do trecho ao término de quatro anos. É um trecho menor, porém ele é completo. Não vamos depender de nenhuma PPP para comprar trens e etc", acrescenta Lúcio Gomes, titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Como observou o secretário, as obras deverão ir da Estação Chico da Silva, no Centro, até o Papicu. "É uma obra importantíssima que vai garantir mobilidade e rapidez com conforto e segurança ao trabalhador e para as pessoas que precisam se deslocar em distâncias maiores. Lembrando que a Linha Leste se integra com a Linha Sul lá na Estação Chico da Silva no Centro, e se integra com a Estação Papicu com o VLT, que a gente está muito próximo de concluir, e também com o terminal de ônibus da Prefeitura".

Gomes também afirma que o empréstimo de R$ 1 bilhão, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi assinado há dois meses. "Então esse empréstimo junto com o repasse da União e a contrapartida do Estado compõem a equação financeira para o empreendimento completo da Linha Leste que nós estamos chamando de fase 1 que é da Chico Silva até a Estação Papicu".

Em operação, o metrô deve levar 15 minutos entre os dois extremos, com capacidade para transportar até 150 mil passageiros diariamente o trecho terá 7,3 km entre o Centro de Fortaleza e o Papicu, com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil)

"Nós estamos dando a ordem de serviço para a obra propriamente dita porque nós ainda vamos publicar no momento oportuno uma licitação para os trens que nós estamos preparando, e tem uma outra licitação que está em curso e já passou por algumas fases e está na fase de habilitação para o gerenciamento e supervisão", explica.

Concessão

Futuramente, de acordo com Gomes, todo o sistema deverá ser concedido, porém não há ainda um projeto específico que trata o assunto. "Esse trecho é obra realizada diretamente pelo Estado, através da Seinfra e com apoio do Metrofor, mas não temos no horizonte curto o processo de andamento para oferecer a concessão para esse trecho. No futuro quando a economia melhorar um pouco eu acho que cabe sim uma concessão do sistema todo. Aí cabem a concessão da Linha Sul, VLT e as outras. Nós temos alguns exercícios feitos, mas para essa linha específica ainda não".

Sobre a fase 2 das obras, que vai do Papicu até a Estação Edson Queiroz, o titular da Seinfra diz que isso vai ser tratado em outra oportunidade. "Nós vamos aguardar a resolução da economia, como vai ser o relacionamento com o Governo Federal. Primeiro, vamos tratar da fase 1, vamos concretizar isso e a gente colocando para funcionar já é um ganho muito grande".

Paralisadas

Segundo ele, desde o dia 1º de agosto deste ano uma medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU) estava barrando o início das obras.

"Um ministro recebeu aquela representação do consórcio anterior e, na dúvida, suspendeu o certame e nos pediu mais informações. Depois que nós esclarecemos, ele se convenceu e ele mesmo revogou a medida cautelar. Nós, agora, estamos dando a ordem de serviço", explica o secretário da Infraestrutura.

 

 

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