INSS libera pagamento e bancos criam horário para idoso como precaução à pandemia; confira as datas

Medida visa preservar saúde dos clientes mais idosos, identificados entre os grupos de maior risco de morte pela Covid-19. No Ceará, pagamentos começam na quinta-feira (26)

Legenda: Para saber em qual data o pagamento de março estará na conta, o segurado deve observar o último número do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito que fica após o traço
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os benefícios de 35 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários da Previdência. No Ceará, como o dia 25 de março é decretado o feriado da Carta Magna, quando foi abolida a escravidão no Estado, os pagamentos acontecem a partir de quinta-feira (26).

Em meio ao avanço da pandemia de Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, bancos do País estão adotando medidas como a antecipação do horário de atendimento e desaconselhando os saques para reduzir o risco de contágio devido à aglomeração de segurados, principalmente os idosos, nas agências bancárias.

A principal orientação dos bancos aos idosos é que eles não se dirijam às agências para sacar seus salários e, em vez disso, prefiram pagar suas despesas por meio do cartão de débito. O INSS faz essa mesma recomendação.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou nesta terça-feira (24) o novo horário de funcionamento das agências bancárias como forma de evitar a propagação do coronavírus devido à proximidade das pessoas que frequentam os locais.

9h-10h
Idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência terão atendimento exclusivo das 9h às 10h.
Para o restante do público, as agências vão funcionar das 10h às 14h, de acordo com orientações estabelecida pelo Banco Central.

Mudanças por banco

Bradesco anunciou, também nesta terça, um horário especial de atendimento aos aposentados e pensionistas.

Nos dias de pagamento de benefícios, a abertura das agências acontecerá com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h, e será voltada a esse público específico.

. Petrobras reduz preço da gasolina em 15% nas refinarias a partir desta quarta

. Caixa anuncia novo horário de atendimento das agências

. Atrasados do INSS serão pagos até o final da semana

Após o encerramento do calendário de pagamentos de benefícios previdenciários, os segurados ainda poderão ser atendidos a partir das 9h, uma hora antes da abertura das agências ao público em geral.

Para os demais clientes, o Bradesco realizará o atendimento entre 10h e 14h, antecipando o fechamento das agências em duas horas na maioria das localidades do país.

O calendário de pagamentos de benefícios da Previdência da competência de março tem início nesta quarta e se estenderá até 7 de abril.

Os pagamentos começam pelos beneficiários com renda de até um salário mínimo (R$ 1.045, neste ano) e, a partir de 1º de abril, passam a ser feitos também para segurados com renda acima do piso.

Para saber em qual data o pagamento de março estará na conta, o segurado deve observar o último número do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito que fica após o traço.

Veja abaixo o calendário de pagamentos do INSS da competência de março:

Para beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045), conforme o final do cartão:

  • 1 - 25/mar
  • 2 - 26/mar
  • 3 - 27/mar
  • 4 - 30/mar
  • 5 - 31/mar
  • 6 - 01/abr
  • 7 - 02/abr
  • 8 - 03/abr
  • 9 - 06/abr
  • 0 - 07/abr

Para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo, também a partir do final do cartão:

  • 1 e 6 - 01/abr
  • 2 e 7 - 02/abr
  • 3 e 8 - 03/abr
  • 4 e 9 - 06/abr
  • 5 e 0 07/abr
Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios