INSS abre prazo de 30 dias para segurados marcarem perícia de auxílio-doença

Regra vale para beneficiados que solicitaram auxílio em fevereiro e tiveram benefício negado; e para aqueles que tiveram o adiantamento negado

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem do INSS
Foto: Natinho Rodrigues

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que precisam do auxílio-doença terão um prazo de 30 dias para agendar uma perícia para ter acesso ao benefício. A medida foi publicada em 16 de dezembro, e os beneficiados têm até 16 de janeiro para realizar o agendamento.

Veja também

A regra vale para quem, a partir de 1° de fevereiro, solicitou o auxílio-doença, mas não conseguiu passar pela perícia, ou o segurado que pediu o adiantamento do benefício e teve a solicitação indeferida. Com a medida, o beneficiado pode ter direito a receber os valores retroativos à data inicial de seu pedido.

Ao agendar a perícia, é necessário levar toda a documentação sobre a doença ou o acidente, com a data inicial de afastamento. Documentos como o atestado médico, as receitas de medicamentos, os laudos, exames e relatórios em que conste o motivo do afastamento também devem ser apresentados durante o atendimento. 

Pandemia

De março a setembro, as agências do INSS foram fechadas em todo o país. Durante este período, começou-se a liberar o auxílio-doença sem perícia, apenas com o atestado médico enviado pela internet, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Neste caso, o segurado deveria mandar um atestado, com assinatura do médico, registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) e CID (Classificação Internacional de Doenças). Os segurados que respeitassem todos os critérios tinham o direito de receber um adiantamento do auxílio-doença, no valor de R$ 1.045.

Quem ainda não recebeu o benefício pode recorrer no instituto, enquanto quem não conseguiu o benefício pode tentar novamente ao agendar a perícia até janeiro do ano que vem.

Agendamento

O agendamento das perícias para janeiro de 2021 deve ser feito por telefone, no número 135, ou pela internet no site ou no aplicativo "Meu INSS". O segurado deve escolher a data, hora e agência que será atendido. 

O INSS também informou que fará o contato com os beneficiados que precisam passar por perícia, no caso daqueles que deixaram de alguma forma de ser encontrados por telefone, endereço ou email.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados