Festival gastronômico chega a Sobral para incentivar comércio e cultura

Sabores do Ceará - Sobral ocorre tanto de forma presencial quanto via delivery. Evento começa na próxima quinta-feira, 26, e segue até 6 de dezembro

Legenda: Um dos focos do evento será unir ingredientes tradicionais da região com novas formas de apresentação.
Foto: Divulgação

Durante os próximos dias, os moradores de Sobral poderão aproveitar, ao mesmo tempo, sabores tradicionais da culinária local e pratos inovadores de chefs do município. Após passar por Fortaleza, o projeto Sabores do Ceará, elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), chega ao interior do Estado com 33 restaurantes parceiros e 45 pratos. O evento começa na próxima quinta-feira, 26, e segue até o dia 6 de dezembro. As opções estarão disponíveis tanto nos próprios restaurantes quanto via Whatsapp e no aplicativo aiqfome, parceiro do projeto. 

Além de estimular o comércio local, afetado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Sabores do Ceará trabalha para mostrar novas possibilidades com insumos tradicionais da região. De acordo com Suilany Teixeira, articuladora do Sebrae no escritório regional norte, a iniciativa partiu dos próprios empresários do setor, durante reunião do Fórum Empresarial da Alimentação Fora do Lar de Sobral. Após observarem o evento Fortaleza, realizado em setembro, o grupo solicitou apoio do Serviço para uma edição no interior, mas que trabalhasse de forma híbrida, tanto com atendimento presencial quanto via delivery. 

“O critério básico é que todos os pratos precisam ter ingredientes da regionalidade, que reflitam as tradições de Portugal ou a própria regionalidade do município, trazendo temperos, frutas, carnes específicas que são vocacionadas aqui”, explica Suilany. A relação com o país europeu se dá porque algumas bases da gastronomia portuguesa foram incorporadas aos costumes locais. 

Serão quatro categorias de pratos no evento, em que cada restaurante pode participar de até duas: lanches e petiscos, sobremesas, prato principal e chef de cozinha, que consiste em um menu completo de entrada, prato principal e sobremesa. Por conta da visibilidade que o festival vem tendo, novos restaurantes demonstram interesse, mas por conta do prazo já encerrado do edital, não pode ocorrer a entrada de outros participantes. 

No site do evento, os interessados podem conferir imagens dos pratos que estarão disponíveis durante os 11 dias do Sabores do Ceará - Sobral, além de vídeos com os chefs participantes e suas respectivas criações. Segundo Suilany, a previsão é de que 20 mil pratos sejam vendidos, entre presenciais e via delivery. 

Incentivo à culinária local

Legenda: O evento conta com a participação de mais de 30 restaurantes e 45 pratos
Foto: Divulgação

Proprietária da loja de doces Ana Cristina Cake Shop, a chef Ana destaca que a gastronomia de Sobral tem como insumos mais evidentes as carnes de carneiro, de sol, carne de caju e a castanha. Nesse ponto, a empresária destaca que um dos desafios foi a elaboração de pratos que unissem a tradição com o novo. 

Para o evento, Ana desenvolveu dois pratos, ambos à base do coco babaçu: a queijadinha de coco babaçu e a canoa babaçuda. No caso da queijadinha, tradicional prato da região, ocorre a mistura dos insumos. Já a canoa é composta por uma parte de chocolate, recheada com baba de moça feita com leite do coco babaçu, com cobertura de brigadeiro branco. “Quem é de Sobral sabe que existia a travessia do rio Acaraú através das canoas. Os canoeiros ainda hoje têm essa tradição, embora seja pouco frequentado, de atravessar da margem esquerda para a direita. Quis trazer essa alusão aos canoeiros, ao mesmo tempo colocando o insumo que escolhi, que é o babaçu”, comenta. 

A empresária destaca que o evento auxilia a mostrar para a sociedade sobralense as “tradições, culturas, sentimentos e memórias afetivas” que a gastronomia é capaz de levar. 

Edições futuras

Para 2021, o objetivo é de que outros municípios cearenses recebam uma edição do projeto, para ampliar o estímulo ao empreendedorismo e cultura gastronômica local. Suilany Teixeira exemplifica que a região da Rota das Emoções, que passa por Camocim e Jericoacoara, se beneficiaria pelo Sabores do Ceará. 

Serviço

Sabores do Ceará - Sobral
De 26 de novembro a 6 de dezembro
Serviço via delivery no app Aiqfome, Whatsapp e presencialmente nos restaurantes participantes.
Mais informações: site oficial do evento

Quero receber conteúdos exclusivos sobre negócios


Egídio Serpa 22 de Janeiro de 2021