Dia dos Namorados: restaurantes levam romantismo às residências para salvar data
Combos com vinhos, mimos e cestas entregues via delivery são aposta dos empreendimentos para faturar enquanto ainda não podem receber os clientes
Normalmente palco de uma disputa acirradíssima por uma mesa na noite do dia 12 de junho, bares e restaurantes se preparam para um Dia dos Namorados totalmente atípico. De portas fechadas e autorizados para operar apenas na modalidade delivery (ou drive-thru/take a go), os estabelecimentos apostam em levar o romantismo para as casas dos clientes para salvar a data. A maioria oferece combos promocionais para alavancar o faturamento, com vinhos e mimos para levar o clima da data à casa dos clientes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), a expectativa é que as vendas sejam 60% maiores em relação a um dia de operação dentro do cenário de pandemia.
"O nosso setor teve uma queda de 80% no faturamento com a chegada da pandemia. Hoje, com o delivery, a gente fatura 20% do que faturávamos antes. O crescimento que estamos estimando, de 60%, é em cima desse faturamento na pandemia", diz Taiene Righetto, diretor executivo da Abrasel no Ceará. O tíquete médio nos estabelecimentos na noite do dia 12 foi estimado por ele em R$ 50 por pessoa ou R$ 100 por casal.
Ele detalha que estratégia que vem sendo adotada pelos restaurantes é a venda de combos para a data. A maioria deles acompanha uma garrafa de vinho. "O Dia dos Namorados é uma data bastante importante, não a mais importante, mas uma das que gera mais movimento. É quase equivalente ao Dia das Mães, apenas um pouco menos", revela Righetto.
Já os bares, que antes "abasteciam os solteiros na noite dos namorados, infelizmente não terão muito o que fazer. Esses vão perder muito", lamenta.
O setor ainda foi ajudado pelo calendário, pois ao vir em uma sexta-feira, o Dia dos Namorados tem mais potencial para reduzir um pouco os impactos da pandemia de coronavírus nas vendas durante a data. "Eu percebo que os restaurantes estão se preparando um pouco melhor, a maioria fez um menu especial, alguns investiram em divulgação, com a possibilidade de compra antecipada", pontua o diretor executivo da Abrasel-CE.
Exclusividade para a data
O sócio do restaurante Vignoli, Julio Miranda, explica que oferece o serviço de menus exclusivos para a data desde o ano passado, mas ressalta que a estratégia teve que ser adaptada ao delivery. "A gente já tinha um delivery bem forte, mas a pandemia dobrou essa demanda. Mesmo com o dobro dos pedidos via delivery, a queda no faturamento ainda foi gigante”, lamenta Miranda.
O restaurante passou a permitir que alguns namorados antecipem as compras para a data, ajudando a descentralizar a quantidade de pedidos. O combo mais simples acompanha entrada, pizza e sobremesa. Até quinta-feira (11), o preço é R$ 99,90. Caso o consumidor opte por comprar na sexta-feira, o valor é R$ 129,90. O mesmo acontece com a opção que substitui a pizza por uma massa. Até quinta-feira (11), é R$ 129,90 e, na data em que é comemorado o Dia dos Namorados, passa a custar R$ 149,90.
Mimos para surpreender
No restaurante Geppos só é possível encomendar os combos até hoje (11). A gerente de marketing do restaurante, Andrea Nery, explica quais as estratégias adotadas pelo restaurante para manter os clientes envolvidos durante o isolamento social, entre elas a adoção de opções economicamente mais acessíveis.
"Nós vamos ter opções com entrada, prato principal, sobremesa e vinho ou espumante. Todo o menu vai em embalagens especiais, caixas e mimos, exatamente para surpreender os casais que podem passar esse momento juntos. Por isso, a sexta-feira vai ser dedicada à esses pedidos”, explica Andrea.
A gerente comenta que as opções também se adaptaram ao momento econômico vivido pelas pessoas. "Ano passado, nós encerramos o delivery no dia dos namorados e atendemos somente no restaurante. As opções custavam entre R$ 200 e R$ 300. No menu deste ano, os valores começam a partir de R$ 175, já que sabemos que está todo mundo economicamente mais retraído", compara Nery.
Mais variedade
Fabiano Monteiro, sócio dos empreendimentos Tio Armênio e Zio Cucina também acredita que combos e promoções são estratégias interessantes. "Estamos com combos, com promoções, tanto para o delivery como para retirada na porta do restaurante, já que tivemos a sorte de os shoppings já estarem abertos", lembra.
De acordo com ele, a variedade dos menus foi reforçada. "Queremos que a pessoa possa escolher e que esse produto chegue em casa com qualidade", diz.
No Tio Armênio do Shopping RioMar Fortaleza, dois pratos com vinho e sobremesa saem por R$ 169. O cliente pode escolher entre quatro opções de prato principal. No Zio Cucina, os combos variam entre R$ 97 e R$ 179. Em alguns combos, o vinho acompanha o jantar.
Cestas
No Ilmar Confeitaria, as cestas de doces e salgados foram a aposta da proprietária Mônica Viana. E ela acertou. De acordo com Mônica, o estabelecimento já não está mais aceitando encomendas diante da grande demanda. As vendas devem ser 30% melhores em relação a um dia de funcionamento já na pandemia.
Ela lembra que, com o isolamento social, houve queda de 60% nas vendas ante um dia normal.
As cestas não eram parte da rotina do empreendimento, mas Mônica acreditou na estratégia para o Dia dos Namorados, já que alguns casais vão passar separados e podem enviar o presente. "Tá ajudando bastante. Tá sendo igual ao Dia das Mães, que a gente também teve boas vendas". O tíquete médio é estimado em R$ 150.
"Normalmente quem encomenda a cesta pede também uma torta", diz.
Novidades no cardápio
De acordo com Lauro Sobreira, gerente de operações do Hard Rock Cafe Fortaleza, é possível garantir os pratos da noite dos namorados antecipadamente com 20% de desconto. "A gente sabe que o Dia dos Namorados é bem concorrido e estamos nos programando e permitido que as pessoas se programem para evitar instabilidades em nosso sistema e no atendimento em si, devido a demanda que deve ser alta".
"O nosso tíquete médio no delivery está variando entre R$ 70 e R$ 75. Nós esperamos ter um incremento de pelo menos 20% no nosso tíquete médio na noite dos namorados e, em faturamento, esperamos um crescimento de 50% ante o obtido em dias da pandemia", detalha Sobreira.
Conhecido pelos harmbúrgueres, a aposta do restaurante para a noite dos namorados é o jantar completo com entrada, prato principal e sobremesa. "Criamos novos pratos, apostamos em combos para os casais, saindo um pouco dos hambúrgueres", diz Sobreira. Além disso, o restaurante também trabalha combos para os solteiros e para quem vai passar a data separado do companheiro ou companheira. São quatro combos, variando entre R$ 89,90 e R$ 127,92.