Atendimento on-line auxilia empreendedores a melhorarem os negócios

Durante os meses de lockdown, atendimento virtual do Sebrae-CE foi ampliado, com a criação de um novo canal de comunicação. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, novas práticas serão mantidas

Escrito por Sebrae-CE ,
Legenda: Cursos on-line também tiveram aumento na procura em relação a 2019
Foto: Pressfoto/Freepik

Com o impacto financeiro sofrido pelas empresas Brasil afora, decorrente do período de pandemia, a procura por orientação profissional no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) foi constante. Seja para o esclarecimento de dúvidas acerca dos protocolos de segurança ou em busca de capacitação, os pequenos empresários do Ceará puderam continuar o contato com a instituição, mesmo com o atendimento presencial suspenso.

Rafael Albuquerque, articulador da Unidade Gestão de Relacionamento com o Cliente do Sebrae-CE, comenta que as consultas remotas tiveram horário de atendimento ampliado, com um novo canal sendo criado para os clientes. Via Whatsapp, os interessados podem não só esclarecer dúvidas, mas também realizar videochamadas através de plataformas de videochamadas para um suporte mais próximo. Além da novidade, o contato pelo próprio portal do Sebrae por meio do canal Fale com o Sebrae ou por e-mail se manteve ativo durante os meses de lockdown no Estado.

“É feita a triagem do cliente conforme a necessidade. Se for uma demanda de orientação, algo que não tenha um grau elevado de complexidade, ele é atendido no canal (de imediato). Se não, dependendo da necessidade, se faz um agendamento”, explica Rafael. Junto ao atendimento, Rafael também cita o Diagnóstico Empresarial Revita. Realizado no site do Sebrae, o serviço avalia o estado atual da empresa, para, ao final, conectar o empresário com um consultor para apontar os pontos que podem ser melhorados. Uma iniciativa do Sebrae para auxiliar a alcançar as metas da sua empresa e ser mais competitivo utilizando ferramentas de gestão, finanças, marketing e inovação baseado na sua necessidade.

“O empreendedor pode ser orientado sobre a área de negócios, legislações, procedimentos e atendimento ao MEI (Microempreendedor Individual). Inclusive, o MEI possui alguns serviços em um canal exclusivo on-line pelo Aplicativo Sebrae, uma novidade que está em constante desenvolvimento”, reforça o articulador. Entre os serviços oferecidos está o acesso ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para realizar o pagamento sem precisar ir a uma agência do Sebrae.

Com a abertura dos locais de trabalho, o serviço presencial já foi retomado, porém de forma agendada em todos os escritórios do Sebrae no Ceará, bastando agendar no 0800-570-0800. Rafael, no entanto, reforça que o contato prévio com a instituição auxilia a dar mais agilidade ao processo. “Para assegurar aos clientes todos os cuidados, mas principalmente para uma maior praticidade de não precisar se deslocar. Nesse agendamento, a gente identifica previamente (o problema) para que nossa equipe consiga dar um atendimento de maior qualidade no presencial”.

Praticidade nos cursos

Além dos serviços de orientação, Rafael destaca que os cursos realizados on-line pelo Sebrae também tiveram aumento na procura. Em comparação com 2019, o aumento foi de 130% em 2020, no período de janeiro a agosto. Entre os temas mais buscados estão marketing digital e vendas. “Tem consultores que ajudam a implementar essas melhorias para justamente auxiliar o empresário na implementação das estratégias, seja de gestão, adoção de novas práticas de mercado, acesso a novos clientes e manutenção desses clientes por meio da estratégia digital”.

Moradora do município cearense de Pedra Branca, a empreendedora Eliane Medeiros trabalha com a produção de polpa de frutas há dois anos, com a empresa Pura Polpa. No mês de abril, durante o início do período de pandemia do novo coronavírus no Estado, a produtora foi em busca de capacitação para melhorar as vendas. Em contato com o Sebrae-CE, Eliane realizou uma formação voltada para a gestão de mídias sociais.

Legenda: Eliane Medeiros: vendas cresceram 50% depois da consultoria
Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Eliane, o atendimento virtual via Whatsapp auxiliou a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo, pois havia um contato próximo com a instrutora responsável. “Aprendi a fazer minhas propagandas, algumas artes e tabela de preço. Tudo isso que eu não tinha conhecimento”. Desde o período da consultoria, as vendas, que acontecem somente na cidade da empresária, cresceram 50%.

Atendimento Sebrae-CE

Telefone e Whatsapp: 0800 570 0800
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas; aos sábados, de 9h às 15 horas.
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