O Terminal de Granel Sólido Vegetal do Porto de Fortaleza foi leiloado com valor de outorga de R$ 1 milhão nesta sexta-feira (13). O equipamento foi arrendado pela empresa Tergran Terminal de Grãos de Fortaleza, representada na ocasião pela corretora Itaú.
A área arrendada era de responsabilidade da J Macedo e foi leiloada em razão de término de contrato. A Tergran já é arrendatária de uma outra área no porto organizado de Fortaleza e agora realizará atividade nos dois terminais de trigo do Porto de Fortaleza.
O arrendamento do equipamento tem período de 25 anos e contará com investimentos da ordem de R$ 50 milhões.
O certame foi comandado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e acompanhado pela diretora-presidente da Companhia Doca do Ceará. O diretor comercial, Mário Jorge Cavalcanti, também esteve na cerimônia.
Sobre o terminal
Destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de cargas - com destaque para o trigo -, o Terminal de Granel Sólido Vegetal do Porto de Fortaleza ocupa uma área total de 6 mil m².
De acordo com a diretora-presidente da Companhia Doca do Ceará, Mayhara Chaves, a Tergran deve melhorar a infraestrutura e equipamentos necessários para a operação, "incluindo obras de derrocamento no berço 103 e aquisição de equipamento ship unloader (descarregador de navios)".
Trigo
Em 2020, o trigo colocou o Porto de Fortaleza na liderança do ranking deste tipo de carga entre os portos do Brasil, com 1.201.698 toneladas importadas, principalmente da Argentina, Estados Unidos e Canadá. O montante representou 17,8% do trigo movimentado no País.
No balanço dos últimos cinco anos, somente o Porto de Fortaleza foi responsável pela importação de 5,8 milhões de toneladas de trigo.