A Superintendência do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) voltou a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e informou que deve realizar mutirões aos sábados com os pedidos já feitos. O serviço estava suspenso desde 13 de dezembro do ano passado, por conta da migração do banco de dados para a implantação da nova versão do documento.
Para participar do mutirão, no entanto, a SRT/CE informa que também é necessário agendamento prévio pelo site: saa.Mte.Gov.Br.
Modernização
O processo de migração do banco de dados, segundo a Superintendência, consiste em mais uma etapa para a modernização da Carteira de Trabalho, que em breve será um cartão magnético.
O novo sistema da CTPS Digital vai garantir validação nacional dos dados do trabalhador. De acordo com o MTE, isso oferece mais segurança ao documento e ao cidadão, que terá todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira de trabalho.
Desde a migração, o MTE também observou que aqueles que já possuem o documento não precisam se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via da CTPS é que ocorre a necessidade de impressão e validação pelo novo sistema do ministério.
Os interessados em emitir o documento devem agendar o atendimento pelo site da superintendência e comparecer na data e horário marcados, com RGl, CPF e comprovante de residência com CEP da rua. No caso de segunda via do documento, o trabalhador deverá levar boletim de ocorrência ou a primeira via da carteira de trabalho.