Após evento em São Paulo, o diretor-geral para América Latina da Air France-KLM, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, farão o lançamento oficial do centro de conexão de voos do grupo aéreo no Palácio da Abolição, em Fortaleza, onde serão recepcionados pelo governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
> 'Hub em Fortaleza é grande passo para ampliar nossa presença no mercado'
Espera-se que os representantes das empresas e os dois chefes de governo deem detalhes sobre a operação do hub da companhia, o qual vai iniciar as atividades a partir de maio do próximo ano, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
A instalação de um equipamento do tipo no terminal era almejada desde que a Latam anunciou interesse em instalar um hub no Nordeste. Mas a demora na escolha do aeroporto e o interesse imediato do grupo Air France-KLM fez com que a nova concessionária do Aeroporto, a Fraport, e os governos estadual e municipal agilizassem a parceria que será mais uma vez festejada nesta segunda-feira.
Incremento
De acordo com os dados já mencionados pelas empresas áreas, espera-se, a partir de maio do próximo ano, mais 21 voos domésticos diários no Aeroporto de Fortaleza - todos operados pela Gol, que terá rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Buenos Aires, Manaus, Recife, Salvador e São Luís reforçados, assim como a criação da rota pra Natal.
Já pela Air France são planejados dois voos internacionais por semana. As rotas para o exterior ainda serão acrescidas de mais três frequências da KLM. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), em um ano, após o início de funcionamento do hub, o Aeroporto Pinto Martins deve registrar um incremento de cerca de 1,6 milhão de passageiros. Em relação a Air France-KLM, a projeção da Setur indica que, com os cinco voos internacionais por semana do grupo, a movimentação de passageiros seja de 70 mil pessoas por ano. "Isso representa 23% do que o Ceará recebe hoje de turistas estrangeiros por ano".