Sinpospetro irá à Justiça contra posto que abrir

Mesmo com a autorização concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que os postos de combustíveis do Estado funcionem normalmente no feriado de hoje (30), o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sinpospetro Ceará) afirmou que irá fiscalizar a atividade dos estabelecimentos durante a Sexta-feira Santa e que vai entrar na justiça para multar os locais abertos.

Apesar da liberação do TRT, o Sinpospetro disse que os postos que decidirem abrir no feriado poderão ser multados, com valores ainda maiores em relação à penalidade aplicada na última data comemorativa. Desta vez, no entanto, a Justiça seria acionada no nível estadual, contra a exploração dos direitos dos funcionários dos postos de combustível no Ceará.

Com a última decisão do TRT, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, o funcionamento dos postos também será normal. Na decisão, o desembargador Francisco José Gomes da Silva disse que os donos de postos podem inclusive estabelecer jornadas especiais de trabalho para seus empregados nesse período sem o risco dos postos serem autuados pela fiscalização do trabalho.

Histórico

Nos últimos dois feriados - 19 e 25 de março -, a maioria dos postos de combustíveis do Estado do Ceará não funcionou, pegando muitos consumidores de surpresa. Os poucos estabelecimentos que abriram na Capital, por exemplo, registraram grandes filas de clientes.