Outubro de 2014 será importante para o varejo cearense. O mês marcará a inauguração de três centros de compras, sendo um na Capital e dois na região metropolitana. Juntos, RioMar Fortaleza, OFF Outlet Fashion Fortaleza e Eusébio Open Mall somam R$ 705 milhões em investimentos e deverão gerar quase 10 mil empregos. Serão 525 lojas locais, nacionais e internacionais, que estarão à disposição dos consumidores, potencializando as vendas de fim de ano.
Orçado em R$ 80 milhões, o primeiro outlet do Ceará está com 90% da obra concluída e será aberto ao público no dia 8 de outubro. Localizado no município de Caucaia, o OFF Outlet Fashion é baseado no modelo internacional de negócio em que produtos de marcas famosas são encontrados em liquidação durante o ano inteiro. O shopping abrigará 90 lojas de diferentes marcas locais, com foco no segmento de enxovais, vestuário e calçados.
Nike, Calvin Klein, Lacoste, Oakley, Richards, Salinas, Ellus, Kipling, M. Martan, Le Lis Blanc, Rosamango, Handara, Asics, Maresia e o grupo Meia Sola, com as marcas Arezzo e Schutz, estão entre as lojas que integram o empreendimento.
Estima-se que 1,3 milhão de visitantes passem pelo outlet nos três primeiros meses de funcionamento e 4 milhões a cada ano. De 8 de outubro a 31 de dezembro, o faturamento previsto para o shopping é de R$ 53 milhões. O centro de compras deverá gerar 1.200 empregos diretos e indiretos.
RioMar
No dia 29 de outubro será a vez do RioMar abrir as portas aos consumidores. Situado em Fortaleza, no bairro Papicu, o shopping contará com 385 lojas, sendo 15 âncoras e 15 megalojas. Entre as previstas estão: All Bags; Coach; Daslu; Diesel; Espaço Fashion; Fast Shop; GAP; John John; Luigi Bertoli; Emme; Cori; Oh Boy!; Outback Steakhouse; Rosa Chá; Sacada; Tio Armênio; C&A; Casas Bahia; GBarbosa; Game Station; Insinuante; Livraria Leitura; Magazine Luiza; e Mercadinhos São Luiz.
Com investimento estimado em R$ 600 milhões, o RioMar será um dos maiores shoppings da região Nordeste e espera gerar 8 mil postos de trabalho diretos. Durante o mês de agosto, o Instituto JCPM, do grupo pernambucano que administra o shopping, realizou feirões para cadastrar currículos de pessoas que buscam vagas de emprego no empreendimento.
Atualmente, 96% dos serviços estão concluídos, faltando apenas ajustes finais na obra. O empreendimento entrará em funcionamento com todos os itens de lazer e entretenimento (cinema, teatro, parque de diversões eletrônicas, etc) em plena operação.
Eusébio Open Mall
Primeiro shopping do município de Eusébio, o Eusébio Open Mall será inaugurado no dia 31 de outubro. Com obras adiantadas, o empreendimento abrirá as portas, nesta primeira fase, com as cinco lojas âncora funcionando: Lojas Americanas, Super Frangolândia, Miami Utilidades, Ponto da Moda e Academia Green Life. Ainda estão previstas mais 45 lojas. Atualmente, cerca de 80% do espaço do centro de compras foi comercializado.
O novo empreendimento, fruto da parceria entre empresários do ramo imobiliário e de uma rede de supermercados, deverá gerar cerca de 600 empregos diretos. O investimento para a construção está orçado em torno de R$ 25 milhões.
OPINIÃO
Pesquisa norteia a chegada dos estabelecimentos
Na minha percepção, esses estabelecimentos vêm atender à demanda do mercado. Fortaleza estava, de fato, carente dessas soluções, desses elementos. Há algum tempo, os shoppings estão sendo eleitos pelo consumidor como melhor lugar para comprar por motivos como a segurança e o mix de produtos que são oferecidos, a comodidade como um todo. A Capital cresceu e estava muito limitada em termos de shopping com estrutura para atender todos esses consumidores; em datas comemorativas, por exemplo, esses locais ficavam inviáveis. A instalação desses equipamentos não foi feita de maneira aleatória, eles realizaram pesquisas de mercado e verificaram que existe uma demanda reprimida. O poder de compra das pessoas aumentou, isso é uma constatação, e os polos da região metropolitana também se desenvolveram bastante. Até pouco tempo atrás, as empresas de maior porte não enxergavam municípios com menos de 200 mil habitantes, hoje, elas colocam no radar qualquer município com 50 mil habitantes. Temos que trabalhar na linha do otimismo, estamos trazendo algo de bom para os consumidores e desejamos sucesso para esses empreendedores que escolheram a Região Metropolitana de Fortaleza para atuarem, esperar que eles prestem bem os seus serviços, e que as pessoas possam encontrar o que procuram nesses locais.
Freitas Cordeiro
Presidente da CDL/Fortaleza