Não é verdade que empresas oferecem pagamento a clientes que respondem a perguntas enviadas pelo WhatsApp. O golpe, batizado de “Quiz do Pix", utiliza a credibilidade do meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) para tentar atrair vítimas.
Os golpistas enviam uma mensagem com um link e texto sobre falsa recompensa de R$ 50 em troca de repostas para três perguntas. Através deste endereço eletrônico, eles conseguem obter informações confidenciais dos usuários, incluindo senhas e dados do cartão de crédito.
A fraude é conhecida como phishing, conforme alerta o Banco Central.
“O caso em questão é uma tentativa via phishing que apenas usa o Pix como chamariz, dada a notoriedade do meio de pagamento, e tenta fazer com que o usuário clique em um link malicioso”, informou.
Como proceder
- Não clicar em links enviados por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens de texto;
- Não compartilhar senhas de acesso aos canais de atendimento da instituição;
- Não atender telefonemas nem trocar mensagens com pessoas que se dizem funcionárias da instituição detentora da sua conta;
- Não navegar em sites suspeitos;
- Não baixar aplicativos diferentes do aplicativo oficial da instituição detentora da sua conta.
Além disso, o BC disponibiliza em sua página e em suas redes sociais informações sobre como se proteger dos variados tipos de golpes.
Assista vídeo que explica como evitar golpes envolvendo Pix
Telegram
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste