Os contemplados no 1° lote da restituição do Imposto de Renda deste ano deverão receber a quantia ainda no mês de maio. Os próximos lotes serão liberados em diferentes datas, até setembro.
A primeira etapa da restituição será liberada no dia 31 de maio. Só poderão receber a quantia aqueles que tiverem enviado a declaração até o último sábado (11), data em que a Receita Federal realizou o primeiro processamento dos documentos.
No entanto, é importante reforçar que ter enviado a comprovação até a data não garante que o contribuinte será um dos contemplados pelo 1º lote. Confira o calendário completo:
CALENDÁRIO DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2024
- 1° lote: 31/05
- 2° lote: 28/06
- 3° lote: 31/07
- 4° lote: 30/08
- 5° lote: 30/09
Vale lembrar que, quanto antes o cidadão enviar a declaração, mais cedo ele receberá a restituição. O prazo para o envio do documento se encerra em 31 de maio. No caso de moradores das cidades em estado de calamidade no Rio Grande do Sul, a declaração pode ser enviada até o dia 30 de agosto. Mais informações sobre como fazer a declaração estão disponíveis no site da Receita Federal.
ORDEM DE PRIORIDADE PARA O RECEBIMENTO DA RESTITUIÇÃO
- Pessoas acima de 80 anos;
- Pessoas acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda venha do magistério;
- Pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para a restituição;
- Demais cidadãos.
QUEM PODERÁ RECEBER A RESTITUIÇÃO DO IR?
Para descobrir se tem direito à restituição ou como está o andamento dela, o interessado deverá acessar a seção “Consultar restituição de imposto de renda”, também no site da Receita Federal. No local, é possível realizar a consulta após informar dados como data de nascimento, CPF e o ano atual.