Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de janeiro; veja calendário

A partir de 2022, todos os bancos vão considerar o mês de aniversário para a prova de vida

A prova de vida do INSS voltará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022. Desta forma, quem não realizar o procedimento terá o benefício cortado por falta de recadastramento. 

No país, 3,3 milhões de segurados ainda precisam realizar a prova de vida, segundo dados do INSS de outubro. No total, quase 33 milhões já fizeram a fé de vida.

Vale lembrar que dois grupos precisam fazer a atualização até o dia 31 de janeiro: os aniversariantes de janeiro e os beneficiários com prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021.

Além disso, a partir de 2022, todos os bancos vão considerar o mês de aniversário para a prova de vida. 

Confira o calendário:

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: nova prova de vida em janeiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: nova prova de vida em fevereiro de 2022
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: nova prova de vida em março de 2022
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: nova prova de vida em abril de 2022
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: nova prova de vida em maio de 2022
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: nova prova de vida em junho de 2022
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: nova prova de vida em julho de 2022
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: nova prova de vida em agosto de 2022

Onde fazer a prova de vida

O cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas  instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS.

Prova de vida por biometria facial

Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. O próprio sistema do Meu INSS informa ao usuário nos casos em que ele não pode realizar a prova de vida pelo aplicativo. 

Prova de vida domiciliar

As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas, com dificuldades de locomoção, ou maiores de 80 anos podem solicitar prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

A pessoa que fizer o agendamento deve acompanhar o andamento do pedido pelos canais remotos (Meu INSS ou 135) e ficar atento para entregar, via Meu INSS, a documentação solicitada. A falta da documentação correta e completa pode inviabilizar a prestação deste serviço.

Como acessar o calendário de pagamento do INSS para 2022?

As datas dos benefícios estão disponíveis no site do INSS e no aplicativo Meu INSS mediante cadastro prévio do segurado. O calendário completo está disponível em formato PDF. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.