Rio. A produção de petróleo e gás natural bateu recorde em agosto, informou com entusiasmo ontem, a presidente da Petrobras, Graça Foster, que prometeu que, neste ano, a meta de crescimento de 7,5% em relação a 2013 será alcançada. "Não abro mão da meta de produção este ano", enfatizou Graça.
Sozinha, a empresa produziu no mês 2,1 milhões de barris por dia e, com parceiros, 2,2 milhões de barris por dia. Em 2013, a produção caiu 2,5% comparado ao ano anterior.
Pré-sal
Ontem, a Petrobras anunciou que três áreas do pré-sal contratadas sob o sistema de cessão onerosa são comerciais. Com a declaração da comercialidade, elas são renomeadas. A sugestão da empresa enviada para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é que Sul de Guará ganhe o nome de Sul de Sapinhoá; Nordeste de Tupi, de Sépia; e Florim, de Itapu (Florim).
Volume
Juntos, os campos somam 1,214 bilhão de barris de óleo equivalente (boe), volume constatado na fase exploratória. Segundo comunicado da Petrobras, a exploração demonstrou que os reservatórios têm óleo de qualidade.