Procon Fortaleza notifica Cagece sobre alta na conta

Após questionar o aumento médio de 12,94% da Companhia Energética do Ceará, o Procon Fortaleza notificou ontem a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para que explique os motivos do reajuste de 11,96%, aplicado aos consumidores desde o dia 23 de abril.

O órgão também pediu explicações à companhia sobre a tarifa de contingência que vem sendo adotada como medida para gerar economia de água, mas que tem gerado aumento nas reclamações de consumidores.

Resposta no prazo

Em nota, a Cagece afirma que recebeu a notificação na tarde desta segunda-feira (23). "A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que recebeu, na tarde desta segunda-feira (23), notificação enviada pelo Procon Fortaleza onde solicita esclarecimentos sobre a tarifa de contingência e o percentual de recomposição tarifária aplicado desde o final do mês de abril. A companhia informa que responderá, dentro do prazo estipulado no documento, aos questionamentos enviados pelo Procon". A Cagece ficou em sétimo lugar no ranking das empresas mais reclamadas, em 2015, no Procon Fortaleza. Desde o início do ano até a última sexta-feira (20), o órgão já registra 200 atendimentos contra a companhia, um aumento de 38,88% se comparado com igual período de 2015, quando foram contabilizados 144 atendimentos.

Reclamação

O consumidor que se sentir prejudicado pela elevação de preços da conta de água, sem justificativa, pode registrar uma reclamação pela internet, no site do órgão (www.Fortaleza.Ce.Gov.Br/procon, no link Atendimento Virtual).

Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade". Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.