As plataformas do Google estão cada vez mais ativas na participação da economia do Nordeste. Apenas em 2022, segundo dados da própria gigante de tecnologia, foram R$ 26,7 bilhões injetados na produção de todos os bens e serviços produzidos na região.
Com esses dados, o uso das plataformas do Google pelas empresas nordestinas foi responsável por 2,5% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no ano passado. Em 2022, o PIB da região foi de R$ 1,08 trilhão.
Os resultados são do Relatório de Impacto Econômico 2023, apresentados durante o Cresça com o Google em Fortaleza nesta quarta-feira (20), evento que apresentou tendências do mercado de tecnologia e novas funcionalidades da empresa.
Estão inclusos nesses números negócios de todos os tamanhos — desde microempreendedores individuais (MEIs) até grandes empresas. Para o cálculo, foram consideradas as plataformas Busca (o próprio Google Pesquisa), Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube.
O Nordeste foi a terceira mais impactada no PIB, à frente das regiões Centro-Oeste e Norte, respectivamente. O Sudeste é o líder de arrecadação, seguido pela Região Sul do País. Ao todo, o Google injetou no Produto Interno Bruto do Brasil R$ 153 bilhões; 1,54% de todo o volume de bens e serviços produzidos em 2022 em território brasileiro.
Confira o ranking de participação das plataformas do Google na economia de cada região do Brasil:
- Sudeste: R$ 75,8 bi (1,91% do PIB da região);
- Sul: R$ 27,5 bi (2,1% do PIB da região);
- Nordeste: R$ 26,7 bi (2,47% do PIB da região);
- Centro-Oeste: R$ 14,3 bi (1,8% do PIB da região);
- Norte: R$ 9,2 bi (1,92% do PIB da região).
Dos R$ 153 bilhões, R$ 4 bi foram em decorrência dos desenvolvedores de aplicativos pela Google Play Store, enquanto os anunciantes e criadores de conteúdo no YouTube movimentaram R$ 16 bilhões no PIB do Brasil em 2022.
Startups e convênio com Poder Público
Segundo o gerente de comunicação do Google Brasil, Rafael Querrer, os valores correspondem às receitas obtidas por negócios a partir do investimento em anúncios, desenvolvimento de aplicativos e ganhos de eficiência com o uso da infraestrutura de nuvem, por exemplo, que inclusive movimentam a economia de várias formas.
Isso inclui a combinação de diferentes aplicativos do próprio Google, como o Google Cloud, ferramenta de nuvem da gigante de tecnologia. As empresas podem utilizar ainda o Google Drive, que incluem funcionalidades como o Google Docs, Google Planilhas e Google Apresentações.
Os números representam o impulso econômico estimulado pelo uso das plataformas da empresa e serve como uma demonstração de como as empresas de todo o País estão usando a internet para crescer. Os empreendimentos puderam, por exemplo, combinar essas soluções com o Perfil da Empresa (funcionalidade do Google particular para cada negócio), para gerenciar a presença online no Google Maps e na Busca, criando novas oportunidades de conexão com potenciais consumidores.
A plataforma Google Accelerator Brasil, do Google for Startups, também foi um dos destaques no evento ocorrido em Fortaleza. Mais de 50 startups brasileiras tiveram o apoio da gigante da internet para se desenvolverem. Isso inclui empresas como Gupy, Grupo Zap e a Nubank, além das cearenses Mobills e Delfos.
A digitalização de serviços públicos foi outra pauta ressaltada pelo Google na capital cearense. Através de convênio com a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) e com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Google Cloud acelerou processos como a prova de vida de servidores estaduais, além da rotina de trabalhando, otimizando funcionalidades para cerca de 150 mil funcionários dos órgãos públicos do Estado.