Oferta de emprego cresce 35% em agosto

O Estado contou com 1027 novos postos criados apenas ontem em diversos setores produtivos do Estado

Em um momento difícil para o mercado de trabalho, com avanço do desemprego em todo o País, a oferta de vagas no Ceará apresentou um crescimento de 35% na terceira semana de agosto, quando comparada ao início do mês. Conforme dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), foram disponibilizadas 1027 vagas em todo o Estado ontem, quando, no início do mês, estavam sendo ofertadas 762 oportunidades pelas empresas.

Desde o começo de agosto, a disponibilidade de vagas cresceu constantemente, partindo das 762 na primeira semana, para 882, na segunda, até chegar na terceira com 1.027. Na avaliação do titular da STDS, Josbertini Clementino, os números apontam uma tendência de estabilização do índice de desemprego no Estado, que recuou de 12,9% em maio para 12,7% em junho, segundo dados da Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED).

"Essa é uma tendência que observamos nos últimos dois meses de estabilização e recuo do desemprego. Percebemos, com esses dados, uma consolidação do processo. Além disso, não são vagas concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), mas espalhadas em dezenas de municípios", destaca. Do total de vagas ofertadas nesta semana, 538 são localizados em Fortaleza e os outros 489 distribuídos por 32 municípios.

O secretário aponta que setores econômicos já começaram a apresentar sinais de recuperação, o que refletiu na quantidade de empregos ofertados. Conforme Josbertini, a indústria, por exemplo, que foi responsável pela maior parte da perda dos postos de trabalho, reagiu e ofertou 11 mil novas vagas em junho. "Por muito tempo a indústria teve dificuldades, mas começamos a observar o estancamento dessa situação", acrescenta.

Vagas disponíveis

Para o segundo semestre, as pesquisas realizadas pela STDS, via Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), projetam captação de mais de 46 mil vagas. O secretário ressalta que, apesar da crise econômica e política, a região Nordeste e o Ceará, notadamente, mantém-se como polo atrativo para grandes investimentos no setor econômico.

Entre as oportunidades ofertadas somente nesta semana, que contemplam áreas diversas, estão vagas para os setores de serviços e indústria de transformação, com a disponibilização de mais de 300 postos de trabalho no setor, no Estado.

Depois da Capital, com 538 vagas, apresentam maior número de vagas os municípios de Sobral (121), Maracanaú (84) e Maranguape (24). Para pessoas com deficiência, há 420 vagas no Estado.

Acesso

Os interessados em conseguir um emprego devem se dirigir a qualquer unidade do Sine/IDT, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de endereço, de escolaridade e currículo com as experiências profissionais e cursos realizados. O trabalhador também pode agendar o atendimento pelo site www.Sineidt.Org.Br.

Cursos abertos

Ontem, a secretaria abriu 155 vagas para cursos de gastronomia e bartender na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa). O curso de Bartender, cujas inscrições foram iniciadas ontem, disponibiliza 35 vagas e as aulas iniciam no dia 12 de setembro.

Outras 120 vagas para as turmas que iniciarão em 26 de setembro serão ofertadas para as capacitações para Auxiliar de Confeitaria, Produção de Salgados, Panificação Básica e Auxiliar de Cozinha.

As inscrições para as capacitações poderão ser feitas nos dias 1º, 2, 5 e 6 de setembro. Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever exclusivamente na sede da escola (Avenida Imperador, nº 1.367, Centro), munidos de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental completo.