Marca pessoal merece atenção e muito cuidado

Como se constrói uma marca pessoal de sucesso? O tão sonhado Eu S.A. é resultado de trabalho árduo

Você sabe o que é marketing pessoal? E marca pessoal? Muitas pessoas ainda fazem confusão quanto as duas coisas, mas ambos são conceitos bem diferentes. A marca pessoal está relacionada, de forma direta, ao DNA da pessoa, à sua essência e ao que ela representa, às características de cada um. E, por consequência, ela é única. Já o marketing pessoal, assim como o marketing de produto, está mais ligado ao que cada um representa, à sua identidade, ou seja, é a projeção de uma imagem que não necessariamente está ligada à essência da pessoa. A mesma coisa acontece entre marca e marketing de produto.

E como já se tornou comum a preocupação com o marketing pessoal em praticamente todos os segmentos profissionais, o que ainda precisa acontecer é o desenvolvimento e cuidado com a marca pessoal, que assim como com marcas corporativas ou de produtos, devem ser construídos a partir de ações estratégicas consistentes para que se tornem um ativo duradouro e de longo prazo, que precisa se manter forte e relevante para justamente conquistar vida longa.

Assim como para a marca corporativa (de novo vale a comparação), com a marca pessoal o que fica em jogo quando as coisas não vão bem, quando a gestão não está sendo feita da forma mais acertada, é justamente a reputação. Do contrário, quando a gestão acerta o passo, é a reputação que mais ganha e onde mais diretamente há impacto positivo e resultados satisfatórios são gerados.

Desenvolver e fortalecer

Mas como fazer a gestão da marca pessoal de forma a traduzir isso em resultados que possam ser contabilizados pessoal e profissionalmente? Em todo o mundo, cresce a preocupação por parte das empresas e, mais diretamente, de profissionais que despertaram para a importância do assunto e têm investido alto para o desenvolvimento e fortalecimento da marca pessoal.

Para a especialista no tema, Irene Azevedoh, a gestão passa por atitudes no ambiente corporativo, com alguns cuidados importantes para ser bem visto na empresa e postura nas mais diversas situações, o que inclui preparo e cuidados que se iniciam desde a entrevista de emprego.

Ela ressalta que "atualmente é comum encontrar pessoas preocupadas com a imagem que desejam transmitir para a sociedade, focadas em mostrar uma vida perfeita". No geral, saindo da esfera da construção da marca pessoal, ela alerta que essa busca incessante pela boa aparência é considerada um exagero e até mesmo futilidade.

Fato é que cuidar da imagem da forma devida abre portas na vida profissional e pessoal e pode trazer diversos benefícios positivos, no presente e futuro. "Em uma entrevista de emprego, por exemplo, as corporações avaliam não somente o currículo e as habilidades do candidato, mas também o seu comportamento durante a conversa. Principalmente, neste momento, em que a situação econômica do país está difícil, ter uma boa reputação conta na hora de garantir o emprego", comenta Irene.

Para a construção da marca pessoal tem muito peso a primeira impressão. Nesse sentido, estudos realizados pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York revelaram, alguns anos atrás, que as primeiras impressões sobre uma pessoa, ou assunto, são feitas em duas regiões do cérebro chamadas amígdalas, que é a mesma região (no cérebro) que processa o instinto de sobrevivência. É ela que envia a impressão que se tem de alguém, que então passa para o neo córtex, que vai processar essas informações. Pronto, a partir daí as informações são registradas no cérebro e dificilmente consegue-se "apagá-las" ou mesmo mudá-las depois de feito o armazenamento.

Dessa forma, todo cuidado é pouco quando o assunto está relacionado a um ativo tão valioso quanto o Eu S.A. E é preciso fazer a gestão do todo, ser e parecer ser. E como diz o antigo ditado, "à mulher de César não basta ser honesta, tem que também parecer honesta". Simples assim.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Como fazer a gestão da marca pessoal?

Em tempos de crise ou não, haverá sempre necessidade de foco, disciplina e, sobretudo, se exigirá algumas vezes um olhar mais fora da caixa para sua trajetória profissional para a construção de uma marca pessoal forte. Deve-se, então, começar por olhar para suas habilidades, seus motivadores e valores e verificar em que atividades, áreas da empresa, se estiver empregado, e/ou em que empresas haverá o melhor encaixe. Somando-se a isto, o fato de você ter uma marca pessoal forte o ajudará a chegar mais rapidamente no alvo desejado. Sua marca é a percepção criada quando as pessoas conhecem e interagem com você e não é apenas baseada em suas habilidades e experiências. Ela também reflete na maneira como você aparenta. As organizações investem muito tempo e dinheiro para criar uma marca vencedora e evocar certas percepções no período de segundos. Como você pode, como indivíduo, alcançar os mesmos resultados? Fazendo o seu marketing de forma consistente e construindo uma imagem positiva, o que exige esforço, empenho e consistência. Além disso, ele deve contemplar: Constantemente se olhar como um "Produto", tendo claro quais habilidades e comportamentos você tem que o diferenciam dos demais; Ter uma "Praça" para colocar seu produto, fazendo uma análise criteriosa de segmentos ou empresas em que você poderá ter maior visibilidade e aceitação, além do mapeamento de quem são os principais contratantes; Saber de que modo e quem o ajudará a chegar neste lugar (praça) e qual o valor que o mercado está pagando por este produto. Sua aparência é fundamental e deverá ser adequada ao seu segmento alvo. Além disso, é importante definir os diversos canais para fazer que seu produto chegue ao local predefinido, como eventos profissionais, redes sociais, eventos familiares, com amigos etc; Entender e estar constantemente avaliando quanto o mercado está pagando por este produto. Esta prática levará a uma marca ser bem orientada, clara e significativa. A dica aqui é a habilidade de saber fazer networking, lembrando que este é feito em qualquer lugar e que você consegue que sua marca pessoal seja mais facilmente conhecida não pelo networking atual e sim do networking expandido, ou seja, sua capacidade de estar a cada momento crescendo sua rede de relacionamento. Para que isto seja feito de forma "saudável e sustentável", há necessidade de sempre haver uma troca de experiências. Enfim, tem que ser uma relação ganha-ganha. O networking expandido também é utilizado para se pedir conselhos e não empregos. Não peça às pessoas o que elas não podem dar. Na crise você terá que olhar para sua marca pessoal com maior dedicação, ter precisamente detalhado seu mercado alvo, se esforçar ainda mais na ampliação de sua rede de relacionamento para chegar aonde quer. Tenha sempre um alvo para caminhar, pois quem não tem para onde ir, não chega a lugar nenhum!

Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Consultoria LHH