O Centro de Fortaleza também espera com bons presságios a chegada do Dia da Criança, para alavancar as vendas. De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante, a expectativa entre os comerciantes é de resultados positivos.
Cavalcante cita a liberação dos saques do PIS/Pasep, iniciados no próximo dia 19 para quem tem mais de 70 anos, como um dos fatores positivos para um bom desempenho do comércio neste mês de outubro.
> Shoppings projetam vendas até 18% maiores
"O mês de agosto foi muito bom, mas o mês de setembro não. Teve um crescimento com o Fortaleza Liquida mas, quando passou, as vendas ficaram abaixo do ano passado. Estávamos preocupados pois não sabíamos como ia ficar o Dia da Criança no Centro. Mas com esse saque do PIS/Pasep, animamos", disse.
A antecipação do Dia do Comerciário, feriado que fez a categoria não abrir as portas no último dia 23, também é vista por Cavalcante como uma decisão acertada e que renderá mais vendas para o comércio. "O feriado é comemorado na última segunda-feira de outubro. A antecipação representou cerca de 5% a menos do faturamento, mas em razão disso, achamos que vai dar um impulso em outubro, em relação ao ano passado, pois teremos um dia a mais".
"As taxas de juros baixando, a inflação controlada, dá um ânimo maior ao consumidor e a nós também, para se animar, contratar e promover. O Dia da Criança deste ano tende a ser um pouco melhor que o do ano passado", destacou Cavalcante.
O representante dos comerciários ainda ressaltou um problema identificado na região que, segundo ele, está sendo discutido com a Prefeitura para que o Centro volte a ter os números de fluxo de pessoas que registrava há cerca de oito anos.
"Os ônibus, outrora, circulavam pela Rua General Sampaio mas foram deslocados para a Avenida do Imperador. Estamos fazendo uma ação junto à Prefeitura para trazer os ônibus de volta. Vai aumentar nosso fluxo de pessoas no Centro. Vamos voltar às 450 mil pessoas que andavam todos os dias aqui", projetou.
Boas vendas
Já o presidente da CDL, Severino Ramalho Neto, é enfático em crer em boas vendas no décimo mês do ano. "A expectativa é positiva, pelos últimos eventos. Tivemos o Ceará pagando o 13º salário, no fim do período de julho. A inadimplência aqui caiu e há uma maior confiança do empresariado. O fluxo dos shoppings está bacana, eles têm se movimentado e nossa expectativa é positiva, por essa soma de todos os indicadores", disse.