O fim das férias escolares se aproxima, a reta final do Mundial de futebol e do grande contingente de turistas também, e muitas lojas - principalmente do setor de vestuário - aproveitaram o período para antecipar promoções. Algumas começaram a liquidação de inverno praticamente com a abertura da estação, em 21 de junho, e oferecem descontos que chegam até 70%.
Lojas de shopping, como Hering, Richards, Animale, Lenita Negrão, Gregory e Dona Florinda (no Iguatemi), Carmen Steffens e Produção (no Del Paseo) e também lojas de rua como a Le Lis Blanc na avenida Dom Luís já oferecem preços promocionais e buscam aliviar o estoque para a chegada de novas mercadorias.
Nas próximas duas semanas, a expectativa dos lojistas é aproveitar ao máximo o movimento turístico do último jogo em Fortaleza (Brasil x Colômbia) que acontecerá sexta-feira na Arena Castelão, e também as últimas semanas das férias escolares, que, neste ano, foram antecipadas por conta da Copa do Mundo da Fifa. "Nossos produtos trazem cores alegres, que tem a cara do Brasil, além dos que vieram propriamente para a Copa", afirma Márcia Andrade, gerente da Dona Florinda do Iguatemi, ao lembrar que os visitantes estrangeiros gostam de levar itens que remetam ao país.
Descontos de até 70%
Ainda de acordo com Márcia, as peças são reduzidas em 50 a 70%, abatimento que deve permanecer até a metade do mês de julho, quando chegará a coleção nova. A loja Produção do Del Paseo também antecipou sua liquidação e oferece reduções de até 40% nos preços das peças.
Bem-me-quer, mal-me-quer
Para o varejo cearense, ainda há dúvidas quanto aos reais efeitos da Copa, ou se é possível fazer uma análise generalizada. Até agora, o que se escuta é um verdadeiro "bem-me-quer, mal-me-quer". Alguns lojistas - de shoppings principalmente - afirmam ter vendido bastante, em especial os itens voltados para a temática do Mundial. Outros afirmam que as altas expectativas sobre o incremento nas vendas não foram atingidas. "Em dias de partida, não tem movimentação. No dia do último jogo, entraram dois clientes na loja", revelou Márcia Oliveira, gerente da Carmen Steffens do Del Paseo.
Já Adriana Guerra, gerente da Lenita Negrão Iguatemi, que tem hoje o último dia com 70% de desconto em toda loja, afirma que, embora não tenha havido grande aumento percentual nas vendas, o maior fluxo em junho, no geral, compensou a fraca movimentação dos feriados por conta de jogos na Arena Castelão. Quanto a esse fluxo mais intenso, "as lojas de rua não sentiram como as dos shoppings", ponderou Ana Rute Varela, gerente da Le Lis Blanc da Av. Dom Luís.