Latam anuncia 28 novos voos domésticos para Fortaleza

Uma solenidade no dia 4 de julho próximo marcará a celebração dos voos e marcará a 1ª partida para Orlando

Depois de um mês de especulação, a Latam Airlines enfim anunciou ontem a oferta de novos voos a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que incluiu a adição de 28 novas ligações domésticas semanais e a confirmação de uma terceira frequência do voo para Miami, nos Estados Unidos, a partir de 1ª de julho, como o Diário do Nordeste já havia adiantado na edição do dia 16 de abril.

> Só com ajustes, aérea terá isenção de ICMS para hub

A companhia havia divulgado a realização do anúncio para o dia 25 do mês passado, junto ao governo do Estado, mas o evento foi adiado. Agora, a empresa informa que esses investimentos na malha aérea de Fortaleza serão celebrados durante encontro da Latam com o governo estadual no dia 4 de julho, véspera da inauguração da nova rota da companhia a Orlando, mas nega a realização de novos anúncios na data.

A empresa reforçou a oferta de voos para onze capitais do País a partir de Fortaleza, entre os quais a retomada de uma ligação semanal para o RioGaleão, no Rio de Janeiro, que havia sido suspensa, e a criação de uma nova rota para Vitória (ES), com seis frequências semanais. Exceto o voo ao Rio de Janeiro, que inicia no dia 5 de julho, todas as novas frequências serão operadas a partir de 1º de agosto e já estão à venda.

Na avaliação do engenheiro aeronáutico Igor Pires, o pacote anunciado pela Latam, ainda que aquém do esperado, é bastante significativo no médio prazo. "A Latam vai voltar a ter uma presença semelhante à que tinha no período pré-crise em Fortaleza. Ainda que no internacional não tenha sido nem de perto o que se tinha especulado, o reforço no mercado doméstico mostra que a Latam não vai abrir mão de Fortaleza", aponta.

Os investimentos fazem o Aeroporto despontar no Nordeste e competir de igual para igual com os de Recife e Salvador, avalia o engenheiro, que são historicamente maiores e mais movimentados. "Vejo para Fortaleza o melhor dos mundos em termos de oferta, preços de passagens e posicionamento regional. Daqui a um ano, teremos operações no mesmo nível de Salvador e muito próximo de Recife têm hoje, e isso é inédito", destaca Pires.

De acordo com o engenheiro, as novas operações domésticas da Latam estão concentradas na madrugada, pelo menos inicialmente. "Isso é muito bacana, apesar de não ser um horário premium, porque geralmente os voos nesses horários costumam ser mais baratos. Cria-se um local bom para conexões e a expectativa é que isso atraia mais passageiros, mais movimentação para o Aeroporto e fomente novas operações", explica.

Acordo com Estado

Conforme o comunicado enviado pela Latam à imprensa, a companhia firmou um acordo com o governo estadual para a criação de novos voos no Estado, "em uma parceria de longo prazo que visa fomentar o turismo local e contribuir para o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense", segundo a nota. O termo prevê que, a partir de julho de 2018, seja ampliado em 25% o número médio de chegadas e partidas domésticas diárias da Latam em Fortaleza.

Além disso, para os próximos meses, a operadora de turismo Latam Travel planeja ações coordenadas com o objetivo de concentrar esforços para promover a capital cearense como um dos principais destinos turísticos da operadora no Brasil. Segundo a companhia, as iniciativas corroboram para o fomento de toda a cadeia turística cearense, envolvendo redes hoteleiras, aeroporto e demais parceiros locais.

O CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier, afirmou em comunicado estar feliz com o acordo, que os "assegura incentivos fiscais que permitem o aumento da malha aérea" da companhia no Estado. "Nossa intenção é contribuir ainda mais para que o Aeroporto seja um importante centro de conexões de voos e de passageiros, estimulando o desenvolvimento da região", disse o executivo.

O governador Camilo Santana também ressaltou sua satisfação e confiança com a ampliação da parceria com a Latam. "O Ceará vive um momento de expansão do turismo e de crescimento de nossa economia. Temos nos preparado cada vez mais para essa nova realidade, pois estamos nos tornando um dos principais centros de conexões de voos do País", comemorou.