Fortaleza foi selecionada pelo Ministério do Turismo (MTur) para projeto que receberá uma metodologia para transformar a cidade em um Destino Turístico Inteligente (DTI). A Capital cearense é uma das 10 cidades contempladas na chamada pública da Estratégia Nacional DTI Brasil.
Os municípios escolhidos passaram por um trabalho de diagnóstico para apontar uma estratégia que fomentará o turismo local e capacitará gestores do setor turístico. Será feito o chamado Plano de Transformação. Fortaleza foi a única cidade do Nordeste escolhida para esta nova etapa.
Veja os municípios selecionados
- Foz do Iguaçu (PR),
- Goiânia (GO),
- Ponta Grossa (PR),
- Santos (SP),
- Joinville (SC),
- Vila Velha (ES),
- Fortaleza (CE),
- São Luiz (MA),
- Gramado (RS),
- Bonito (MS).
Ao final do projeto, será dado o certificado "DTI em Transformação", que, segundo o MTur, significa que os destinos estão no caminho para se tornarem inteligentes. A primeira capacitação ocorre de forma presencial na sede do MTur, em Brasília, neste mês de junho.
“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, pontua a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
São nove pilares de transformação: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.
"Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos", informa o Ministério.
Etapas
Na primeira etapa, será feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, para conhecer a situação da cidade e definir um ponto de partida. No segundo ciclo, serão realizadas ações para que o município alcance o Selo DTI Brasil.
O selo poderá ser obtido após uma auditoria de técnicos do Ministério do Turismo e representantes do Instituto Ciudades del Futuro.
Na primeira edição do programa, foram também 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).