Empresas têm até amanhã para entregar comprovante

Escrito por

Fortaleza/ Brasília. As regras da Receita Federal para o Imposto de Renda da Pessoa Física 2016 também estabelecem que as fontes pagadoras têm até amanhã (29) para entregar o comprovante de rendimento aos funcionários, para que eles possam preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016. O prazo termina nesta segunda-feira (29).

>Saiba quais documentos precisam ser enviados

Isso porque já na terça-feira (1º de março), a Receita Federal começa a receber as declarações. De acordo com o Supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a multa por atraso para as fontes pagadoras é de R$ 41,43 por documento. Para os adiantados, o programa gerador da declaração para ser usado no computador já está disponível no site da Receita Federal. Para enviá-lo, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que poderá também ser baixado na página da Receita, onde estão disponíveis as configurações mínimas dos computadores que executarão o programa.

Embora já possa instalar os programas no computador, o contribuinte só conseguirá enviar a declaração na próxima terça-feira, início do prazo.

Bancos

As instituições também obrigadas a oferecer os documentos os bancos, que também precisam disponibilizar na internet até amanhã (29) o informativo com saldo em conta corrente e aplicações em 31 de dezembro de 2014 e 2015. Além disso, o informe deve conter rendimentos obtidos com investimentos (CDB, fundos, caderneta, etc.). Quem não usa internet deve pedir o informativo ao banco a partir desta segunda-feira também. O atendimento ao pedido feito pelo contribuinte é obrigatório.