Delta liga Fortaleza a Atlanta

A maior companhia aérea do mundo terá vôos semanais ligando a Capital cearense aos Estados Unidos

A Delta Airlines, maior companhia aérea do planeta, deve iniciar em breve suas operações em Fortaleza. O governador Cid Gomes, o secretário estadual de Turismo, e executivos da empresa norte-americana anunciam hoje, em evento no Palácio Iracema, a linha que ligará a Capital cearense aos Estados Unidos.

O interesse da Delta pelo Ceará já havia sido antecipado pelo Diário do Nordeste na edição do dia 5/10/2007. Logo após, em dezembro, foi confirmada a operação. A expectativa era de que fosse ofertada uma linha direta e regular, oferecendo três vôos semanais, a ligar Fortaleza a Atlanta.

No último dia 8, o US Department of Transportation (Departamento de Transportes dos Estados Unidos) autorizou a Delta a operar no Brasil a partir de dezembro. A linha, segundo informado, teria freqüência de quatro vezes por semana, fazendo a rota Atlanta-Fortaleza, com parada em recife e retorno à Atlanta. Uma outra linha operará também em Manaus. Os detalhes da operação só serão divulgados hoje, segundo informou a assessoria de imprensa do governo.

De acordo com informações dadas anteriormente por Bismarck Maia, será usado um ER 757, com capacidade para transportar 210 passageiros. O destino em Atlanta é interessante, como acredita o secretário, porque é a cidade do Aeroporto Internacional Hartsfield. Deste ponto partem aeronaves com destino a todo o mundo e chegam vôos oriundos de todos os continentes, o que fará com que o Ceará fique mais próximo de mercados valiosos, que poderão incrementar o turismo internacional no Estado.

A linha direta de Fortaleza a Atlanta, ida e volta, deverá perfazer um tempo total de vôo de seis horas e 15 minutos, cada trecho. Essa aproximação será primordial para atrair mais o público norte-americano, que ainda não é expressivo no turismo local nem no nacional. Hoje, apenas 1% dos americanos que viajam para o Brasil.

Espera-se, com isso, que se incremente não só o turismo de lazer, como o de negócios, filão que tende a ter um consumo per capta mais alto e visitas mais freqüentes.

Das companhias nacionais, somente a TAM voa atualmente para destinos nos EUA, com 35 freqüências semanais. A sua operação de Fortaleza inclui somente o vôo a Miami, com três freqüências semanais.

A American Airlines também anunciou que incluirá, a partir de novembro, três novas linhas para o Brasil em seu conjunto de rotas. A empresa terá vôos das cidades de Belo Horizonte, Salvador e Recife para Miami. Hoje, ela só possui vôos para os EUA saindo das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.