Criminosos prometem 'saque instantâneo' de dinheiro esquecido em bancos; veja como se proteger

Banco Central alerta para o risco de fraudes

Após o Banco Central liberar a consulta por valores esquecidos em bancos nesta segunda-feira (14), criminosos estão se aproveitando para aplicar golpes com o pretexto de saques imediatos dos valores. As informações são do G1.

Esse sistema foi liberado no último dia 24 de janeiro, mas devido ao grande volume de acesso, acabou sendo suspenso. Conforme o Banco Central, os valores serão devolvidos a partir de 7 de março por meio do Pix. Caso outro método de transferência seja solicitado pelo cidadão, a instituição financeira irá entrar em contato. 

O saque instantâneo dos valores, no entanto, não é possível a partir da consulta. Quem tiver dinheiro a resgatar, precisa fazer um cadastro pelo site Acesso ou pelo aplicativo gov.br, para acessar o sistema e agendar o resgate.

No calendário informado pelo Banco Central, os resgates acontecem primeiro para pessoas nascidas (ou empresas criadas) antes de 1968.

BC chama atenção para cuidados 

O Banco Central alertou para o risco de fraudes utilizando o nome do  Sistema Valores a Receber (SVR). Veja como evitar cair em golpes:

  • O BC não entra em contato com os cidadãos; assim como não envia links para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais, seja por WhatsApp, Telegram, SMS ou outras redes.
  • Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022;
  • O único site para consulta ao SVR (sistema de valores a receber) e para solicitação de valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. Fique de olho também no endereço dos sites enviados por mensagens.
  • A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.

Telegram

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste