Consumidor reage à alta dos preços

Nos postos de combustíveis a indignação dos consumidores era unânime, por todo o dia ontem. O reajuste pegou de surpresa todos que chegavam para abastecer nos estabelecimentos onde o aumento já havia sido incorporado à bomba. A aposentada Cleide Costa lamentou o aumento. "É um absurdo, uma aberração. É um golpe para derrubar o cidadão", protestou.

> Litro da gasolina sobe mais de 13% em Fortaleza

> Setor de transportes deve absorver custo do frete

A administradora Juliana Damasceno, também revelou sua indignação com a Petrobras, ao chegar ao posto para completar o tanque do seu veículo e se deparar com preços novos na bomba. "Não gostei disso. Não é legal, não deu tempo de as pessoas se prepararem. Deixei para abastecer hoje e me deparo com essa sacanagem com o povo", disparou. Por sua vez, o empresário Franzé Sampaio destacou que "Essa não foi uma decisão tomada na calada da noite, isso é papo furado. Foi costurado durante todo o dia".

Mais inflação

O aumento no valor do combustível fez o zelador, Raimundo Nonato Alves Pereira, mudar os planos que tinha para a motocicleta. "Pegou a gente dormindo. Nosso café da manhã foi esse aumento. Nos pegaram de surpresa. Estava pensando em vender a moto e comprar um carro, mas agora, não vai dar não. Apesar de tudo, ela ainda é bem mais econômica", afirmou o zelador.

"Vai elevar os custos de tudo, do frete, de produtos e serviços e o resultado será mais inflação", protestou o cirurgião dentista, Régis Freitas. "A crise existe, mas ainda há quem se aproveitam dela para ganhar mais", protestou o representante comercial Paulo Cézar Ramos.