Sempre que for fazer pela primeira vez ou renovar o seguro do automóvel, o segurado deve observar alguns cuidados, alerta o sócio-diretor da Otimize Seguros, Daniel Pimenta. O primeiro deles é contratar um corretor de sua confiança. A melhor maneira de contatar um profissional qualificado é por meio da indicação de parentes e amigos.
"O corretor facilita a contratação da apólice, ele faz toda a parte burocrática para o segurado", explica. "Sempre que se for fazer uma renovação do seguro de automóvel, é recomendável que se realize a cotação com pelo menos três seguradoras. O corretor está apto para fazer esse levantamento". Outro item que se deve ficar atento é em relação o valor da franquia. "O segurado deve ter cuidado porque, quanto menor o preço do seguro, maior será o valor da franquia", disse.
Apólice
Além das coberturas básicas, contra colisão, roubo e furto, um seguro que não pode faltar em uma apólice para automóvel é o de danos a terceiros. "Há países em que a contratação deste seguro é obrigatória. No Brasil, ela ainda é opcional. Pode até encarecer o seguro, mas o proprietário de veículo estará coberto contra os danos que provocar a terceiros". Outro cuidado importante é a informação de dados reais no perfil dos motoristas que utilizarão o veículo. Se há um jovem de 18 a 24 anos que também vai dirigir o carro, esse dado deve ser repassado à seguradora.
Pimenta também recomenda o segurado a informar o CEP correto de residência principal. "O seguro varia conforme o CEP. Há casos em que, para baratear a apólice, o segurado informa, por exemplo, o CEP do seu local de trabalho", comenta o consultor.