A movimentação de turistas na próxima alta estação, que abrange os meses de dezembro e janeiro, deve bater recorde no Estado. Na avaliação do secretário do Turismo (Setur), Arialdo Pinho, além de ser a primeira vez que o período contará com o impulso do hub da Air France/KLM e Gol e do incremento de voos da Latam para a Capital cearense, o Estado vive um bom momento nesse segmento.
"A alta estação será do tamanho que a hospedagem aguentar. Estaremos muito fortes nessa época, acho que serão as maiores férias que o Ceará já viu", aponta o secretário. No ano passado, segundo dados da Setur, o Estado recebeu 1,07 milhão de turistas entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, número 7,24% maior que no mesmo intervalo de 2014/2015 (1 milhão de visitantes).
A vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), Ivana Bezerra, aponta que a taxa de ocupação para a virada do ano na Capital já chega a cerca de 90% agora, mais de três meses antes da festa. "Daqui para lá, chegamos a 100% de ocupação", estima a vice-presidente da Abih-CE. Ela aponta que, a partir do dia após o Natal até o fim de janeiro, a expectativa é que a taxa chegue à média de 90%.
Maior oferta de voos
Sem contar com os voos extras que as companhias aéreas costumam acrescentar na malha em períodos de alta estação, o Aeroporto de Fortaleza já vai receber mais que o triplo de frequências internacionais na temporada que inicia no fim do ano em comparação a igual período do ano passado. Além de serem cinco destinos a mais (13 ao todo), a oferta passou de 13 a 46 novas frequências semanais de voos vindos do exterior.
Por isso, a expectativa é ainda mais alta em relação aos turistas internacionais, principalmente europeus. De acordo com o diretor do Grupo Air France-KLM para a América Latina, Jean Marc Pouchol, os principais emissores de turistas à Fortaleza pelos voos da companhia são França, Holanda, Alemanha, Itália e países da Escandinávia, com destaque para Oslo (Suécia).
Segundo dados da Setur, 64.582 turistas estrangeiros visitaram o Ceará de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, sendo a maioria de portugueses, italianos, argentinos, franceses e norte-americanos. Do total, 47,89% vieram ao Ceará pela primeira vez e 96,8% acharam que o destino superou ou correspondeu plenamente suas expectativas
Procura pela Capital
De acordo com o titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), Régis Medeiros, um indicador que justifica o otimismo do setor na Capital cearense é a ferramenta de viagens Kayak, que apontou Fortaleza como o destino nacional mais procurado para o Revéillon deste ano em todo o Brasil.
"O que muda em relação ao ano passado é que nós temos uma oferta de malha aérea muito mais forte, contando também com um aumento expressivo de voos domésticos", explica o secretário Régis Medeiros
Jericoacoara
Outro destino no Estado que deverá atrair muitos turistas é a praia de Jericoacoara. De acordo com o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Gusso, é esperado um aumento de 7% do fluxo de turistas para a região na próxima temporada em comparação a igual período do ano passado, em reflexo à consolidação do Aeroporto de Jericoacoara, e de 15% no segundo semestre ante o fluxo dos primeiros seis meses do ano.
"Nós vivemos um momento muito bom com a alta do fluxo para cá e também com a cobrança da taxa de turismo, que tem dado suporte para a manutenção e a estrutura da região", aponta Gusso.
"Agora, com a chegada dos ventos, recebemos muitos turistas europeus para praticar o kite surf, além de estarmos recebendo a meia maratona de Jeri e, em seguida, a etapa mundial de kite surf", acrescenta.
Expansão
O destino já tem 35 voos extras confirmados entre os dias 28 de outubro deste ano e 3 de fevereiro do próximo ano, incluindo ligações entre Guarulhos (São Paulo)-Fortaleza-Jericoacoara e Congonhas (São Paulo)-Jericoacoara, com a Gol, e de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte) para a cidade com a Azul.