Ajuste fiscal não será afetado, diz Meirelles

Brasília. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo avançou ontem(6) na construção de um consenso para a aprovação da proposta de reforma da Previdência. Em nota oficial, o ministro disse que a reforma garante recebimento de benefícios no futuro e que as mudanças propostas hoje preservam o ajuste fiscal. "A reforma da Previdência é necessária para garantir que todos os aposentados receberão seus benefícios no futuro. É uma necessidade, não é questão de posição política", disse.

LEIA MAIS

.Temer flexibilizará 5 pontos da reforma; impacto de R$ 115 bi

.Cartada final é reduzir idade para mulheres

.Regra para militares deve ser apresentada em maio

Meirelles participou ontem da reunião com o presidente Michel Temer, na qual foram definidos cinco pontos de flexibilização do texto original enviado ao Congresso para conseguir o apoio da proposta.

Congresso

Segundo o ministro, o governo propôs ao Congresso uma reforma capaz de enfrentar os gargalos e as injustiças do atual sistema. "O Congresso tem a palavra final quando vota uma proposta de emenda constitucional. A democracia pressupõe diálogo, troca de ideias para chegar a um consenso", ressaltou. Meirelles enfatizou que as mudanças mantêm os principais objetivos da proposta enviada ao Congresso, pois preservam o ajuste fiscal e beneficiam os mais pobres.