2º lote de restituição do IR contempla 95,6 mil cearenses; consulta liberada

Total disponibilizado pela Receita Federal soma R$ 168 milhões. Dinheiro estará disponível em conta corrente dia 30 de junho

Imagem de dinheiro
Legenda: Dinheiro fica disponível no banco por um ano e será depositado na agência bancária informada pelo contribuinte ao fazer a declaração
Foto: Agência Brasil

A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020 - ano-base 2019 -  já está disponível no site da Receita Federal. Ao todo,  95.604 cearenses vão ser contemplados. O pagamento deve ser feito no próximo dia 30 junho, de acordo com Receita Federal. O montante a ser restituído é de R$ 168.355.917,51.

De um total esperado de 650 mil declarações, 469.364 declarações foram entregues até o início da tarde desta segunda-feira (22), o que representa cerca de 72% do total. O prazo final para prestar contas ao Fisco se encerra na terça-feira (30).

Como acessar

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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