Segundo OMS, transmissão do coronavírus no Brasil atingiu 'platô'

Taxa de reprodução do vírus no País é a mais baixa desde abril; Brasil agora tem a oportunidade de frear a doença, segundo o diretor de emergências sanitárias da OMS

Escrito por AFP ,
Fotografia de hospital de campanha
Legenda: Hospital de campanha de Santarém, no Pará, recebendo mais um paciente diagnosticado com Covid-19
Foto: Tarso Sarraf/AFP

A epidemia do novo coronavírus atingiu um "platô" no Brasil, informou nesta sexta-feira (17) a Organização Mundial da Saúde (OMS), instando o país a aproveitar a oportunidade para controlar as infecções.

"O aumento de casos no Brasil não é mais exponencial, atingiu um platô", disse o responsável de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, em uma entrevista coletiva virtual.

> EUA, Reino Unido e Canadá acusam Rússia de tentar roubar dados sobre vacina para Covid-19

A taxa de reprodução do vírus, que mede o número de novas pessoas contaminadas por cada pessoa infectada, superior a 1,5 ou 2 em abril/maio, se mantém agora entre 0,5 e 1,5 nas diferentes regiões do Brasil, explicou Ryan.

O Brasil superou, nesta quinta-feira (16), o número de dois milhões de casos de coronavírus, o segundo país mais atingido no mundo atrás apenas dos Estados Unidos, e com cerca de 80 mil mortes.

"Há um platô. O Brasil tem agora a oportunidade de frear a doença e conter a transmissão do vírus, de tomar o controle" da epidemia, afirmou Michael Ryan.

Assuntos Relacionados