Universidades preparam alunos para promover benefícios sociais

Nova disciplina de Responsabilidade Social está disponível para estudantes de todos os cursos de graduação da Unifor e propõe maior interação da academia com a sociedade

A Educação Superior é responsável pelo processo de formação integral do profissional, pela produção de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento da sociedade. Um propósito que passa pela construção de conhecimentos que promovam um mundo melhor e o bem-estar da sociedade. No cenário de pandemia em que vivemos, o conceito de Responsabilidade Social e Ambiental se tornou ainda mais relevante. 

Preocupada em desenvolver competências complexas capazes de responder ao volátil século XXI, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz, passou a ofertar, a partir deste ano, a disciplina optativa Responsabilidade Social e Ambiental. A nova disciplina está disponível para todos os estudantes dos cursos de graduação. 

De acordo com o professor da disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental da Unifor, Marcus Holanda, o objetivo é fortalecer a interação da academia com a sociedade. "Nossa ideia é propor intervenções para a transformação da sociedade onde estamos inseridos, de modo a amenizar a crise social e ambiental que vivemos e apoiar a criação de soluções viáveis", conceitua. 

O desejo de um mundo melhor, possibilitado pela inclusão social e defendido pelas empresas, já estava presente nas instituições de ensino superior. Responsáveis pelo processo de formação e profissionalização das pessoas, as universidades aliam o saber ao fazer, impactando positivamente no meio social onde estão inseridos.  

A estudante do curso de Administração da Unifor, Michelle Weyne, é uma das alunas da turma de estreia da disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental e comenta o que despertou o interesse em aprender mais sobre a área. "A possibilidade de adquirir mais conhecimento sobre como implantar projetos de proteção ao meio ambiente nas organizações me atraiu bastante. E todo esse conhecimento incide diretamente também sobre meu crescimento pessoal", destaca. 

Sob coordenação do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), a nova disciplina Responsabilidade Social e Ambiental deve culminar em projetos a serem implantados na comunidade do Dendê ou ações que possam aperfeiçoar negócios já implantados, sempre visando o empoderamento comunitário.