O policial militar Welson Gomes da Silva, de 25 anos, recebeu alta médica por volta de 14h30 desta sexta-feira (24) e foi recepcionado com homenagem de outros militares na saída do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, onde estava internado desde quarta-feira (22). O soldado inalou fumaça ao salvar quatro pessoas de um incêndio em uma residência.
Silva foi aplaudido por militares e funcionários do hospital ao sair da unidade. Na rua, em frente ao hospital, o pelotão estava em formação e prestou homenagem ao soldado.
"Uma felicidade muito grande. Pensei que não teria esse acontecimento, mas graças a Deus hoje tô aqui. Obrigado aos companheiros também pela recepção, de pronto ajudaram", comentou o soldado ao deixar o IJF.
Pouco antes de receber alta, o policial havia compartilhado um vídeo informando que estava recuperado. “E aí, moçada? Tá dando certo aqui. Forte abraço!”, diz o soldado no vídeo.
O PM ficou internado por inalar fumaça durante o salvamento de uma idosa de 87 anos e duas crianças, de 5 e 7 anos que estavam em uma residência tomada por fogo no Bairro Antônio Bezerra, nesta quarta-feira (22). Outra criança moradora da casa vizinha, para onde o fogo se alastrou durante o incêndio, também foi resgatada por ele.
O ato de Silva vai ser avaliado pelo Comando Geral da Polícia Militar, que nomeou uma comissão de meritoriedade. O soldado poderá ser promovido à cabo da PM. Atualmente, o militar é lotado na 1ª CIA do 18º Batalhão da Polícia Militar.
Após o resgate, o policial chegou a voltar para o serviço, mas passou mal e foi socorrido, inicialmente, ao Frotinha do Antônio Bezerra, pelos próprios colegas policiais. Depois, o policial foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Silva chegou a ficar intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do IJF devido à gravidade das lesões.
Policial passava pelo local
O resgate das vítimas ocorreu por volta do meio-dia desta quarta-feira (22), quando o soldado passava em uma viatura em frente à residência, na Rua Padre Perdigão Sampaio. Ele e os colegas de trabalho se deslocavam para o horário de almoço quando Silva percebeu a fumaça e resolveu entrar na residência, segundo conta uma fonte da polícia que preferiu não ser identificada.
"Ele estava passando, viu que a casa estava pegando fogo, que tinha muita fumaça, mas mesmo assim entrou e resgatou duas crianças. Depois, voltou e subiu pra parte superior, onde tinha uma senhora de 87 anos. A casa começou a querer desabar, então ele saiu por trás com essa senhora nos braços", detalha a fonte.
O incêndio deixou a casa destruída. O interior da residência foi totalmente danificado e parte da estrutura do teto cedeu.
Filho de idosa viu resgate
O filho da idosa de 87 anos, Otacílio, mora vizinho à casa e só percebeu o incêndio quando a fumaça já havia tomado conta do local. Ele conversou ao vivo com a reportagem do Sistema Verdes Mares no local do incêndio.
"Eu tava no interior da minha residência quando ouvi o alvoroço das pessoas gritando, correndo. Quando me dirijo pra fora, só vejo ele [o policial] pra lá e pra cá, mas eu sem entender, não tinha visto nada. Fui pegar a chave pra abrir o portão e foi quando eu vi que o fumaceiro já tava tomando conta de tudo. Fiquei desesperado", contou o filho da vítima.
O homem viu quando o policial resgatou a idosa e a levou para fora da residência.
Não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio.