O novo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, despachou pela primeira vez no prédio da reitoria na manhã desta quinta-feira (29), após ser nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. O professor foi à reitoria para assinar diplomas e realizar reuniões internas com o chefe de gabinete.
O advogado e professor Cândido Albuquerque foi escolhido, na segunda-feira (19), novo reitor da UFC por Bolsonaro (PSL). Cândido foi o terceiro colocado na lista tríplice formada após consulta à comunidade acadêmica, enviada há mais de dois meses ao presidente. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A escolha do reitor da UFC teve início em maio, com votação entre os alunos, professores e servidores da instituição para conhecer a preferência dos setores que compõem a universidade. Dos três candidatos concorrentes, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito, foi o menos votado, recebendo 610 votos.
Apesar da baixa preferência entre a comunidade acadêmica da UFC, o nome de Cândido foi apontado como favorito à indicação, por ser o candidato mais alinhado a posicionamentos do presidente.