Nova estação do metrô é aberta

A parada São Benedito está localizada na Avenida Tristão Gonçalves com a Rua Clarindo de Queiroz

Dezenas de pessoas participaram, ontem, da inauguração da Estação São Benedito, a primeira das três estações da Linha Sul do metrô no Centro e a segunda subterrânea. O evento contou com a presença do governador em exercício, Domingos Filho, do titular da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, e do presidente do Metrô de Fortaleza (Metrofor), Rômulo Fortes.


Ao todo, as 20 estações da Linha Sul do metrô de Fortaleza totalizam 24 quilômetros. Com a Linha Leste, prevista para começar a ser construída em julho de 2013, esse número deve subir para 37 quilômetros FOTO: ALEX COSTA

A solenidade, que deveria começar às 9h30, foi iniciada com cerca de uma hora de atraso. Para marcar a inauguração, o trem saiu da Estação Benfica em direção ao novo equipamento. A viagem, que é realizada de ônibus em meia hora, durou pouco mais de um minuto. Na nova estação, o público foi recepcionado com fogos de artifício.

Muitos aproveitaram para tirar fotos, como o empresário Carlos Holanda, 31. Ele levou os filhos Arthur e Henrique, de cinco e três anos, respectivamente, para andar de trem pela primeira vez. "Acredito que, depois que o metrô estiver todo integrado, a mobilidade urbana da cidade vai melhorar. Eu, que tenho carro, já penso em utilizar o transporte público e passar isso para meus filhos", fala.

Níveis

A Estação São Benedito, na Avenida Tristão Gonçalves com a Rua Clarindo de Queiroz, possui três níveis. O setor administrativo e as duas bilheterias ficam no primeiro. No intermediário, há um mezanino e, no último nível, ficam as salas técnicas e o acesso aos equipamentos de exaustão. A estação conta com quatro escadas fixas, quatro rolantes e dois elevadores. Foram investidos R$ 44,1 milhões.

No entanto, um dos elevadores não estava funcionando ontem. O problema é semelhante na Estação Manoel Sátiro, no bairro Vila Manoel Sátiro. Lá, no elevador destinado a deficientes físicos, um cartaz informa que o equipamento está temporariamente sem uso. Os transeuntes reclamam da situação, como o comerciante Paulo Ribeiro, 44, que está se locomovendo com a ajuda de muletas.

Sobre esse problema, Rômulo Fortes afirma que a situação é provisória. De acordo com ele, como o Metrofor ainda encontra-se em operação assistida, muitos ajustes estão sendo feitos. Nessa fase de testes, os Trens Unidade Elétrica (TUEs) operam das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, para que a população conheça o metrô gratuitamente. No próximo domingo, por conta do aumento de passageiros devido ao segundo turno das eleições municipais, o equipamento funcionará até 18 horas.

Domingos Filho destacou que a São Benedito é a 16ª estação entregue pelo Governo, faltando apenas a conclusão da José de Alencar e Chico da Silva. As estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa de 2014, serão finalizadas posteriormente.

Mas, conforme ele, isso não impede que as viagens da Linha Sul, de Pacatuba a Fortaleza, aconteçam normalmente. O percurso entre as duas cidades, antes realizado em cerca de duas horas, vai demorar 28 minutos.

Linha Leste

Enquanto isso, o Governo afirma que vem amadurecendo os trâmites iniciais da Linha Leste (Edson Queiroz-Centro). Segundo o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele, a licitação deve sair até o fim do ano. "Já compramos as tuneladoras. Elas estão sendo construídas nos Estados Unidos. A ideia é que fiquem prontas para operar no meio do ano que vem. Mas já deveremos fazer os primeiros buracos para as máquinas em março".

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, confirmou que os "tatuzões" estarão aptos para iniciar os trabalhos dessa nova linha a partir do mês de junho.

Com informações da redação do Diário Online

RAONE SARAIVA
REPÓRTER