Idosos com mais de 72 anos aguardam em longa fila para se vacinar contra Covid-19 em Caucaia

Após anúncio da Prefeitura de Caucaia, o público-alvo foi instruído a comparecer em dois locais de vacinação neste fim de semana

O início da ampliação de vacinação para a Covid-19 em Caucaia, programado para a manhã deste sábado (20), registrou longa fila de espera para idosos com mais de 72 anos, com lentidão no atendimento para aplicação de doses no município. Logo após a abertura do drive-thru, os carros se concentraram, em espera, próximo ao centro da cidade.

Em imagens, registradas ainda no início da manhã deste sábado, é possível perceber a fila se estendendo entre uma das rotatórias, que dão acesso ao Centro, e a praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Dos Prazeres. O local foi delimitado como ponto de vacinação na nova etapa, que pretende imunizar todos os idosos acima de 72 anos.

Até mesmo fora do carro, a aglomeração entre as pessoas do público-alvo foi registrada nas proximidades da igreja. Por lá, muitos já aguardavam pela imunização em fila fora dos veículos. 

Longa espera

De acordo com Maria Ferreira Miranda, de 75 anos, uma das idosas que compareceu ao local nesta manhã, o esperado era uma maior tranquilidade no acesso ao local. No entanto, acompanhada de familiares, ela presenciou a dificuldade para receber o imunobiológico.

"Nós estamos aguentando com o poder de Deus, porque está muito quente", confirmou, ainda de dentro do veículo. Segundo ela, a saída de casa ocorreu por volta das sete da manhã, no entanto, pouco antes das 10h, ainda não havia sido vacinada.

Ainda assim, a cearense aponta, o momento é crucial para conter o avanço da doença não só no estado como em todo o Brasil. "Eu acho que é muito importante, e é algo que pode vir a melhorar a situação da gente", pontuou.

Novos leitos em Caucaia

Em entrevista concedida ao Sistema Verdes Mares no local de vacinação, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, falou sobre o atendimento no drive-thru e ressaltou as medidas tomadas para evitar aglomeração entre idosos no local.

"É bom avisar à população que é possível cadastrar idosos com comorbidade e que não tem locomoção, por exemplo. A intenção é evitar que essas pessoas venham ao local de vacinação e sejam vacinadas em casa", reforçou.

Além disso, ele relatou a situação dos leitos de UTI na cidade. Atualmente com dez em funcionamento e ocupação máxima, outros dez novos leitos devem ser abertos na próxima semana. Outra novidade será a ampliação de espaços de enfermaria.

"O Governo Federal liberou mais 10 leitos de UTI para o município de Caucaia. Enquanto isso, a escola ao lado do nosso hospital vai funcionar 100% como enfermaria, evitando a contaminação entre pacientes que não estão com Covid", pontuou.

Primeira dose da vacina

O anúncio da nova etapa de vacinação foi feito ainda na sexta-feira (19). Segundo a Prefeitura de Caucaia, os idosos a partir de 72 anos devem receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 neste sábado (20) e no domingo (21).

Todos os que se encaixem na faixa etária foram aconselhados a comparecer em dois locais. No sábado, seria necessário se dirigir à Praça da Igreja Matriz, das 9h às 16h.

Enquanto isso, no domingo, a ação deve ocorrer na Praça do Campo do Remo, no bairro Jurema, no mesmo horário. Ao comparecer no local, é preciso portar documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço, sem necessidade de cadastro prévio.