'Foi um milagre', diz atriz cearense que teve remissão completa da leucemia

Após um exame de acompanhamento, Duda Riedel descobriu que não existem mais sinais do câncer em seu corpo

A atriz e jornalista cearense Maria Eduarda Riedel, 24, a Duda, que luta contra a leucemia, conseguiu vencer um grande obstáculo na batalha pela vida: ela teve remissão completa da doença, o que significa que exames não mostram mais sinais de atividade da doença no corpo dela. Mesmo com este avanço, a condição ainda não implica cura do câncer“Minha leucemia era de alto risco. Eu só fiz uma semana de quimioterapia e consegui a remissão completa. Foi um milagre”, desabafa Duda. 

Na última quarta-feira (5), depois de melhora em sua condição, a atriz recebeu alta. Na sexta-feira (7), veio a notícia que mudaria a vida da jornalista. Pela manhã ela realizou um exame de punção de medula, para acompanhar a situação, e no fim da tarde foi surpreendida por ligações da sua irmã, “Eu estava dormindo e minha irmã estava ligando desesperada. Quando eu atendi, ela falou ‘Duda, sua doença desapareceu’. Eu fiquei atordoada, sem entender no primeiro momento, mas aí depois comecei a chorar e agradecer”, relata.

Em seu Instagram, ela fez uma publicação de desabafo e agradecimento:

Duda foi iagnosticada com leucemia mieloide aguda no último dia 3 de maio. Desde então, ela compartilha sua rotina de tratamentos e incentiva doação de sangue e de medula óssea por meio da campanha “#tutemforçamenina” para os seus mais de 267 mil seguidores no Instagram.

Próximos passos

Duda passará por outra rodada de quimioterapia para a consolidação do seu estado de saúde, agora que a doença não mostra mais sinais de atividades no corpo. A nova fase começa a partir da próxima sexta-feira (14). “Eu não tenho mais nenhum sinal da doença no corpo, mas para todo tipo de câncer os médicos indicam essa nova rodada de quimio para ter certeza”, afirma a jornalista.

Mesmo esta condição, a luta pelo transplante de medula óssea vai continuar. "O plano é fazer o transplante logo após a fase de consolidação. É importante para que a doença não volte daqui a 5 ou 10 anos”. Segundo Duda, nesta próxima semana a equipe médica vai realizar os exames de compatibilidade com os possíveis doadores da família da atriz e do banco de doadores.

A expectativa agora é para a volta à rotina. “Agora eu vou para o hospital mais esperançosa. Quando eu recebi o diagnóstico, era muito diferente. Claro que eu quero voltar à minha rotina. Vai ser difícil, mas vou conseguir encarar. Tenho muita fé e esperança, nunca deixei de acreditar”.