Fenômeno registrado na Serra de Maranguape é causado por fio-terra, constatam geólogos

Mau aterramento da fiação de um medidor de energia estava esquentando a água e liberando vapor, revelam especialistas

Chamada até de "mini vulcão" por moradores da região, a pequena fenda com água fervente registrada na Serra de Maranguape finalmente teve seu mistério desvendado. Nesta quinta-feira (23), geólogos foram até o local e identificaram que o fenômeno não é natural, tendo em vista que está sendo causado por uma fiação elétrica que passa por baixo da terra.

De acordo com o Departamento de Geologia Universidade do Ceará (UFC), que esteve no local nesta quinta-feira, juntamente com representantes da Defesa Civil de Maranguape e do Estado, o fio-terra de um medidor de energia, que não foi bem aterrado, está esquentando a água da fenda e gerando o vapor registrado por moradores em vídeo que circula nas redes sociais. Os geólogos alertaram para o risco de choque elétrico. 

A fenda, que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fundação Mata Atlântica Cearense, está localizada em um ponto a aproximadamente 400 metros de altitude. Inicialmente, o núcleo de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) chegou a suspeitar que o fenômeno estivesse sendo causado por movimentação de terra, pressão atmosférica e fontes termais, o que acabou não se confirmando.

Segundo o chefe do núcleo de sismologia da Cedec, Francisco Brandão, não há motivo para crer em "mini vulcões" em casos semelhantes que apareçam posteriormente. "Não existe este tipo de fenômeno no Ceará", pontuou.