Com a chegada da vacina contra a Covid-19 no Ceará, os idosos inseridos em abrigos de Fortaleza começaram a ser vacinados ainda na última terça-feira (19), em decorrência do risco de exposição ao coronavírus. Ao todo, conforme Cronograma de Vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão atendidas 24 instituições, contemplando aproximadamente 800 idosos e 600 profissionais atuantes nos lares até domingo (24).
A primeira dose da vacinação desse público ocorreu no Lar Torres de Melo aplicando 304 doses, segundo dados da SMS apresentados após uma solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Além disso, a vacinação conta com equipes da pasta de saúde, responsáveis por visitar os locais e aplicar corretamente as vacinas contra Covid-19.
Cronograma
Terça-feira (19):
-
Lar Torres de Melo
Quarta-feira (20):
- Unidade de Abrigo Estadual
Quinta-feira (21):
- Casa de Nazaré
- Lar Martins Casa de Idosos
- Lar Santa Terezinha de Lisieux
- Fraternidade Toca de Assis (Masculina)
- Girassol Residencial para Idosos
- Flor de Lótus
Sábado e Domingo (23 e 24):
- Liga Evangélica de Assistência Érico Mota
- Abrigo São Pedro e Julião Eymard
- Recanto Sagrado Coração
- Lar Três Irmãs
- Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo
- Vertical Assistência
- Lar de Amparo ao Idoso Aconchego de Santa Terezinha
- Recanto Bom Viver
- Lar Santa Bárbara
- Recanto Verde Vida
- Espaço de Bem Estar do Idoso
- Fraternidade Toca de Assis (Feminina)
- Terça da Serra – Residencial Sênior
- Lar da Imaculada
- Lar Dois Irmãos
- ILPI - Walder Alves Cabral
Requisição MPCE
Em meio ao início do processo de imunização contra o novo coronavírus, o MPCE realizou a requisição, para a Prefeitura de Fortaleza, do recebimento do cronograma de vacinação dos idosos institucionalizados, ainda na terça-feira (19). A demanda foi realizada de modo conjunto entre a 15ª Promotoria com atribuição na Tutela Coletiva da Pessoa Idosa e a 137ª Promotoria com atuação na Defesa da Saúde Pública.
Conforme o órgão, “a requisição mostrou-se importante porque duas dessas instituições (Lar Dois Irmãos e ILPI Walder Alves Cabral) eram desconhecidas da SMS, pois foram instaladas recentemente e estão sendo objeto de fiscalização da 15ª Promotoria”.