Comunicado: Atendimento ampliado

Diante de alarmantes índices de violência contra a mulher - um mal que, lamentavelmente, tem estado ainda mais em evidência em tempos de isolamento social -, é mais que oportuno que surjam cada vez mais iniciativas de acolhimento às vítimas e enfrentamento ao problema em diferentes aspectos, sejam eles educativos, protetivos ou punitivos. Neste contexto, o recém-criado 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, vinculado ao Judiciário, cumpre papel importante ao ampliar uma rede de atendimento que precisa crescer. A unidade foi criada sem ônus para o Tribunal de Justiça do Ceará, visto que será instalada no edifício onde já funciona o 1º Juizado da mesma competência, mas, por enquanto, por conta da pandemia, os atendimentos são feitos por e-mail (for.2violenciamulher@tjce.Jus.Br) e por telefone, por meio do número (85) 98732-6160. A partir desses dois canais, é possível fazer denúncias e receber atendimento processual. Em juizados especializados como o recém-criado, tramitam ações referentes à Lei Maria da Penha.

Vestibular

O cursinho pré-universitário UeceVest, preparatório vinculado a Universidade Estadual do Ceará (Uece), prorrogou suas inscrições até 13 de agosto para turmas de "Intensivo". Nesta modalidade, o curso tem duração de cinco meses com turnos manhã e tarde disponíveis. As aulas serão realizadas ao vivo, pela internet, com disponibilização também de aulas gravadas. Para mais informações, é só entrar em contato pelo telefone (85) 3101-9658 ou por meio do WhatAapp (85) 98726-2127.

Dúvidas

O projeto de extensão Liga Acadêmica de Oncologia (LAON), do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, está promovendo em seu perfil no Instagram um plantão tira-dúvidas sobre coronavírus, voltado a pacientes com câncer. Basta acessar o perfil e enviar a dúvida por meio de mensagem privada. Para atuar no serviço, os acadêmicos de Enfermagem receberam um treinamento especial com especialistas da área, bem como contaram com informações alinhadas com instituições parceiras.

Meio ambiente

Fortaleza alcançou, em 2020, a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), avaliação elaborada pelo Governo do Estado do Ceará. A Capital atendeu a vários critérios avaliativos, como implementar iniciativas como a Política Municipal de Resíduos Sólidos, a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis e a sustentabilidade econômica. Com isto, serão garantidos 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Ceará para o município de Fortaleza.

No mês de agosto, o Projeto Pôr do Sol Fortaleza irá trazer lives temáticas a cada semana. A primeira delas será dedicada a temas musicais de clássicos do cinema. A live acontece amanhã (2), às 17h, nos perfis da Secretaria do Turismo de Fortaleza e do pianista Felipe Adjafre.

Em mais uma edição do programa "Conversas de Canto de Sala", ocorre, hoje (1º), debate sobre "Ansiedade, procrastinação e produtividade durante a quarentena". Será a partir das 16h, no canal do Dragão do Mar no YouTube.