Capital ganha duas estátuas de Juraci

Assunto virou polêmica nas redes sociais. Prefeitura avalia a ideia, mas a inauguração está marcada para este mês

O ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, será homenageado com duas estátuas. A primeira está prevista para ser inaugurada ainda no mês de outubro, no começo da Via Expressa, próximo à Avenida Abolição. E uma segunda na Câmara Municipal. A honraria, uma iniciativa do vereador Carlos Mesquita, dividiu a opinião da população.


As estátuas de Juraci Magalhães foram feitas pelo escultor Franciner Macário Diniz. Ele é responsável pela estátua de Santa Edwiges, no Jacarecanga, e a de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, além do monumento à Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Nova Assunção

Apesar do anúncio feito pelo parlamentar, segundo a Secretaria Executiva Regional (SER II), o pedido para a construção da estátua passou pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), mas ainda encontra-se na Regional, em análise da Prefeitura.

Polêmica

Logo que o assunto se tornou público, internautas lançaram comentários nas redes sociais. "Depois que morre vira santo?", "Só pode ser piada", afirmaram alguns. Outros entraram em defesa do monumento. "Ele merece todas as homenagens do povo cearense". "Justa homenagem, ainda andamos de carro na cidade graças às avenidas e ruas criadas por ele", alegaram. Teve até gente querendo saber a localização da estátua já pensando em fazer vandalismo.

Na Via Expressa, o monumento é de seis metros de altura, contando com a base. Todo feito de fibra, ele levou em torno de oito meses para ficar pronto. O outro, de menor porte, ficará na Câmara dos Vereadores e possui dois metros de altura. As duas já estão prontas e custaram cerca de R$ 100 mil, pagos com recursos da Prefeitura, através de emenda parlamentar aprovada em 2011, como parte do orçamento previsto para este ano.

O vereador Carlos Mesquita - que foi líder do governo na gestão de Juraci e também já presidiu a Câmara - explica que a estátua foi a forma que encontrou de expressar gratidão ao ex-prefeito, responsável pela construção da Via Expressa. "Se ele não merecer essa estátua, quem vai?", indaga. Sobre a polêmica em torno do monumento, o parlamentar se defende. "Nunca vai ser unanimidade, mas, se for feita uma pesquisa, aposto que maior parte da população vai se posicionar favorável", acredita.

Esculturas

Franciner Macário Diniz, 70 anos, escultor do monumento, comenta que retratar pessoas é o que mais gosta de fazer. Mesmo já tendo produzido dezenas de estátuas, o artista comenta que a do ex-prefeito Juraci foi a que mais gostou de trabalhar. E confessa: é a sua favorita.

Diniz produz esculturas para todo o Estado. Na Capital, foi o responsável por fazer três imagens religiosas: Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Nova Assunção, Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, e de Santa Edwiges, na Jacarecanga.

Além de ratificarem o sentimento de religiosidade do povo cearense, as estátuas intensificam o comércio e o turismo no seu entorno. Apesar disso, muitos questionam quais critérios são utilizados na hora de optar por fazer um monumento desse porte, especialmente em se tratando políticos.

Augusto César Paiva, diretor de Política Urbana do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE), defende que assuntos como esse devem ser ampliados para o debate público, de maneira que a população possa se pronunciar. "Será que uma estátua do Juraci é considerada realmente relevante para a população?".

FIQUE POR DENTRO
Cidadãos podem sugerir a criação de monumentos

De acordo com informações da Secretaria Executiva Regional (SER) II, dois critérios precisam ser levados em conta na hora de autorizar a fixação de uma estátua na cidade de Fortaleza: a relevância do personagem para a história da Capital e não ser uma pessoa viva.

O órgão esclarece que um cidadão comum pode dar entrada em um processo na Praça do Povo de cada Regional, com o pedido e o croqui de localização do monumento. Vereadores também podem apresentar projetos na Câmara visando à construção de monumentos na Capital, destinando, inclusive, de acordo com a Regional II, recursos para a obra.

LUANA LIMA
REPÓRTER