Após apreensão de veículos, Uber é regularizada em Fortaleza

O pedido de credenciamento da empresa na Plataforma Digital de Transporte do município foi deferido.

Após apreensão de veículos de motoristas da Uber em fiscalizações da Empresa de Transporte Urbano (Etufor), no início da semana, a empresa de aplicativo teve o pedido de credenciamento deferido pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, nesta sexta-feira (23). Desta forma, o serviço fica regularizado na capital, conforme a Lei municipal 10.751.

A lei disciplina o uso dos aplicativos de mobilidade em Fortaleza e prevê o cadastro na Plataforma Digital de Transporte. Segundo a legislação, aprovada em oito de junho deste ano, o motorista de carro particular pode sim realizar o transporte remunerado individual de passageiros, desde que seja vinculado a uma plataforma digital credenciada ao município. 

Além da Uber, a empresa local Uni4 também está credenciada. Segundo a Secretaria de Conservação, o pedido de credenciamento da 99pop na Plataforma ainda está em processo. 

Motoristas de empresas ainda não cadastradas estão sujeitos à fiscalização da Empresa de Transporte Urbano (Etufor) e podem ter o veículo apreendido. A multa para o motorista da empresa irregular é de R$ 1.500, podendo chegar ao dobro desse valor no caso de reincidência. Nestas segunda (19) e terça-feiras (20), 23 carros de transporte particular foram apreendidos em fiscalizações, de acordo com a Etufor.