Ações de prevenção para a quadra chuva serão apresentadas nesta quinta (15)

39 dos 117 bairros da Capital estão em estado de alerta para o risco de epidemia de dengue

O Comitê de Ações para a Quadra Chuvosa de Fortaleza irá reunir-se em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15) para apresentar as ações desenvolvidas durante o ano de 2014 e as previstas para enfrentar o período chuvoso na Capital. 
 
Segundo a Prefeitura, na ocasião, o comitê irá expor as obras emergenciais realizadas no morro de Santa Teresinha, o sistema de monitoramento e alerta e a aquisição de equipamentos utilizados pela Defesa Civil. 
 
Com a vinda da quadra chuvosa, moradores de 42 bairros da Capital que, segundo estudos do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa),  já apresentavam índices insatisfatórios para a ocorrência de Dengue, devem redobrar a atenção.
 
A limpeza de canais e bocas de lobo se torna ainda mais necessária para ajudar a prevenir o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença que vive e se reproduz em recipientes com água acumulada, principalmente, em 39 dos 117 bairros de Fortaleza que estão em estado de alerta contra a epidemia. 
 
Os estudos do levantamento foram divulgados em 20 de novembro de 2014, sendo realizado em um período sem chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é previsto um aumento de 10% no índice de infestação durante a quadra chuvosa.