Saiba quem é Leandro Lo, campeão mundial de Jiu-Jitsu morto com um tiro na cabeça

O atleta acumulava diversos títulos importantes e era um dos principais nomes da modalidade atualmente

Legenda: Lo iria disputar em Austin, nos EUA, mais um campeonato na próxima sexta-feira (12)
Foto: Reprodução/Instagram

O mundo das artes marciais amanheceu de luto com a notícia da morte do multicampeão mundial Leandro Lo, morto com um tiro na cabeça na madrugada deste domingo (7) em uma casa de show de São Paulo. Mas, quem era o atleta e quando começou sua trajetória vitoriosa no esporte?

Leandro Lo tinha 33 anos. Ele sagrou-se oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu em cinco categorias diferentes. Além desses títulos, o atleta também ganhou cinco Copas do Mundo da modalidade e disputou oito Pan-americanos. Ele era um dos principais nomes da modalidade atualmente.

Nascido em 11 de maio de 1989 na Zona Oeste da capital paulista, Lo começou a treinar jiu-jítsu ainda garoto, com apenas 14 anos, no Projeto Social Lutando pelo Bem (PSLPB), do professor Cicero Costha.

Veja também

Campeonatos pelo mundo

Leandro Lo participou de vários campeonatos antes mesmo de receber a faixa preta, em 2010. A partir daí, lutando na categoria de peso leve, conquistou o título de campeão brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e Word Pro Abu Dhabi.

Em 2012, ainda no peso leve, voltou a vencer o campeonato brasileiro, o PanAmericano, e venceu o seu primeiro título mundial de jiu-jítsu da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês) - feito que repetiu no ano seguinte.

Em 2014 resolveu disputar na categoria de peso médio e seguiu conquistando mundiais. Em 2015, ele se desligou da equipe do professor Cicero Costha e fundou uma nova com amigos - a “NS Brotherhood”.

Legenda: Leandro Lo disputa campeonato mundial de jiu-jítsu
Foto: Reprodução/Instagram

Em 2017, mudou novamente de categoria e foi lutar como pesado. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve.

“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial, esse foi eu ainda consigo ser campeão mundial, as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado todos que estão sempre comigo na alegria na tristeza!”, disse ele numa postagem nas redes sociais dois meses atrás, quando relembrou o aniversário das conquistas mundiais.

Lo iria disputar em Austin, nos EUA, mais um campeonato na próxima sexta-feira (12), mas foi baleado com um tiro na cabeça durante um show do grupo Pixote no Clube Sírio, em Indianópolis, Zona Sul da capital paulista na madrugada deste domingo (7), por volta de 2h. O suspeito de efetuar o disparo é um Policial Militar