No Dia das Crianças, conheça projeto que desperta talentos no kite

Na praia do Preá, a escolinha Play Niños oferece aulas para crianças da comunidade e leva a paixão do esporte, que conquistou o litoral cearense, para jovens que podem despontar como talentos no Estado

Legenda: Garoto Enzo já mostra talento nas manobras
Foto: Talles Freitas

No dia dedicado às crianças, o Diário do Nordeste traz a história de uma escolinha de kite que transforma em brincadeira de criança um esporte radical que conquistou o Ceará nas últimas duas décadas: o kitesurfe. Em meio a pipas enormes, pranchas, barras, trapézios e muitos outros equipamentos, crianças e adolescentes se divertem de várias formas, mas a maioria espera mesmo a hora de decolar o kite e partir para o velejo.

E assim iniciam-se os dias na Play Niños, a escolinha de Kitesurfe da praia do Preá, em Cruz (Ceará), que oferece aulas a crianças carentes da comunidade como forma de incentivar a transformação de vidas. Como explica seus idealizadores, Ronaldo Menezes e sua esposa Elsa Menezes:

"Play significa diversão, brincadeira. Nosso objetivo ao criar o Projeto Play Niños é o de colaborar diretamente no crescimento e desenvolvimento dessas crianças no futuro dessa comunidade. Aqui trabalhamos a disciplina, a segurança, o respeito, a saúde, o bem-estar, o convívio social, exemplo e muito mais", explicou Ronaldo.

No projeto Play Niños, as crianças aprendem a respeitar os mais experientes, cuidar uns dos outros e zelar o material esportivo. "As crianças aprendem a sentir o vento, a perceber as suas diferentes direções, conhecer os pontos cardeais, a dinâmica das marés, o significado da palavra oceano e muitas outras lições que somente uma interação direta com a natureza é capaz de ensinar. E isso também serve para suas vidas", finaliza Elsa. As crianças, além de todas as habilidades de um kitesurfista, estão desenvolvendo talentos para assumir diferentes papéis na cadeia do turismo movimentada pelo kite, como instrutores, guias, reparadores, locadores e muitas outras atividades, muitas vezes desenvolvidas por turistas estrangeiros devido à falta de mão de obra especializada local, como explica o professor Jorge Luis, que além de dar aulas em escola estadual, é instrutor voluntário do projeto Play Niños:

Legenda: Escola de kite reúne jovens talentos do esporte
Foto: Foto: Talles Freitas

"Se você olhar aqui ao nosso redor verá carros SUV, turistas com equipamentos de mais de R$ 10 mil e mesmo sabendo que o Preá é originário de uma comunidade pesqueira, ainda assim não terá a dimensão de como essa realidade é distante de nossa realidade. Contudo, a partir de iniciativas como essa do Ronaldo e da Elsa, nossas crianças podem dedicar os seus tempos a aprender uma atividade que pode mudar destinos".

Prodígio

Uma das crianças que chamou atenção pelo talento, o garoto Enzo Menezes, de 12 anos, chamado na comunidade de "Play" (fotos) é um dos talentos que devem despontar no esporte em breve. (Colaborou George Noronha).


Assuntos Relacionados